sexta-feira, 26 de abril de 2013

Semana da Leitura - Encontros com a escritora Carla Maia de Almeida

No passado dia 16 de abril, recebemos, na nossa biblioteca, a escritora Carla Maia de Almeida, que, no âmbito da Semana da Leitura e do Projeto “Eu vou à Biblioteca”, realizou duas sessões para os alunos do 1.º e do 2.º ano.
As turmas A, B e C do 1.º ano (respetivamente das professoras Isabel Vieira, Goreti e Teresa Alves) trabalharam a obra “Não quero usar óculos”. Na sessão em que participaram, a escritora explicou que, para escrever este livro, se inspirou nas suas próprias vivências, pois teve de usar óculos desde os quatro anos de idade. Na altura, os óculos eram feios e muito pesados, não havia óculos coloridos e leves como atualmente. Por isso, na sua história, Carla Maia de Almeida imaginou alguns modelos de óculos que gostaria de ter usado quando era criança.  Apresentou o manuscrito no qual ia escrevendo a história e, ao mesmo tempo, fazendo os desenhos, que depois comparou com as ilustrações de André Letria. A escritora respondeu ainda a algumas perguntas colocadas pelos seus jovens leitores.
No decorrer desta sessão, os alunos tiveram oportunidade de mostrar os trabalhos realizados na aula, tendo oferecido alguns à escritora: marcadores com desenhos de óculos e um saco livreiro inspirados na obra lida (1.º A) e uma biografia da escritora (1.º B).
No final desta sessão, Carla Maia de Almeida entregou os diplomas e os prémios relativos aos concursos “À procura do livro perdido” e “À descoberta do autor misterioso” aos alunos Tomás Rodrigues e Carlitos Júnior, ambos do 3.ºA (professora Ana Leal). Foram-lhe ainda oferecidos um ramo de flores e um prato de cerâmica da autoria do Clube de Artesanato da escola sede, como forma de homenagem e agradecimento pela sua presença nas sessões realizadas nas quatro bibliotecas das escolas com 1.º ciclo do agrupamento.
Na sessão para o 2.º ano, os alunos das turmas A e B (das professoras Ana Vera e Manuela Coelho, respetivamente) apresentaram o trabalho realizado a partir da leitura da obra “O gato e a rainha só” - estrofes e o resumo de cada um dos capítulos, que depois ofereceram a Carla Maia de Almeida. Depois, os alunos do 2.º B fizeram uma entrevista à escritora. Os alunos do 2.º C (da professora Sandra Coelho) fizeram reproduções das casas a partir da obra “Onde moram as casas”, que embelezaram a biblioteca durante a Semana da Leitura e que foram muito apreciadas pela autora. Estes alunos também ofereceram uma coleção de marcadores à escritora. Carla Maia de Almeida mostrou as ilustrações originais do livro “O gato e a rainha só”, bem como os primeiros desenhos de “Onde moram as casas”, que os alunos observaram com muito interesse.
A turma do 2.º B teve o privilégio de receber o diploma de 2.ª turma mais leitora das mãos de Carla Maia de Almeida.
Em ambas as sessões, a escritora divulgou as suas duas últimas obras, “A lebre de chumbo” e “Irmão Lobo”, sendo esta última direcionada para um público juvenil. No final de cada uma delas, autografou os livros que os alunos adquiriram na Feira realizada na Biblioteca durante a Semana da Leitura.
Obrigada, Carla Maia de Almeida, pelos momentos muito especiais que nos proporcionou e que, certamente, os nossos alunos nunca esquecerão. E estamos certos de que nesta nossa “casa” ficou também a morar um bocadinho do seu coração!

Aqui ficam algumas fotos das sessões realizadas.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow design personalized with Smilebox

0 comentários: