Mostrar mensagens com a etiqueta Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Visitas à Biblioteca Municipal José Saramago

Nos dias 24 e 30, respetivamente, as turmas do 3.º e 4.º ano da nossa escola deslocaram-se a Loures num autocarro cedido pela Câmara, para fazerem uma visita guiada à Biblioteca Municipal José Saramago e assistirem a uma animação de leitura. Esta atividade decorreu no âmbito do projeto “Eu vou à Biblioteca”, tendo como objetivos promover os hábitos de leitura dos nosso alunos e motivá-los para a frequência da Biblioteca Municipal.
Às turmas do 3.º ano foi apresentada a animação da obra O jardim curioso, de Peter Brown, tendo os alunos seguido com expetativa e muito interesse a narrativa da Mónica.
O jardim curioso é a história de Jorge, um menino que descobriu numa linha férrea abandonada algumas ervas daninhas e flores selvagens a morrer. Apesar de não saber nada de jardinagem, Jorge decidiu cuidar delas. À medida que as semanas passavam foi-se sentindo um jardineiro cada vez melhor e a sua cidade escura e triste transformou-se num lugar verde e florido.
Seguidamente, os alunos foram guiados pela Cristina, que lhes mostrou a sala infantil e os levou depois à “sala dos adultos”. Aqui tiveram oportunidade de conhecer o equipamento disponibilizado para os cegos e amblíopes.
No dia 30 foi a vez das turmas de 4.º ano visitarem a biblioteca. Foram logo recebidos pelo António Mota, da equipa de animação da BMJS, que lhes contou três histórias do livro Contos pouco políticos, uma obra constituída por 16 contos originais criados por outras tantas figuras políticas nacionais, representativas de várias tendências e ideias. Foram escolhidos os contos A amizade nas mãos, de Jerónimo de Sousa, A lagoa mágica, de Carmona Rodrigues, e um excerto de A avó e o cão chamado Miró, de Edite Estrela, que os alunos escutaram com muita atenção.
Tal como os colegas do 3.º ano, foram depois guiados pela Cristina numa visita às várias salas da Biblioteca.
Aqui fica uma apresentação de fotos dos momentos mais significativos desta atividade.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make your own free photo slideshow

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ateliê de Poesia

Inserida nas comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares e no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca", realizou-se, no passado dia 23 de outubro, a oficina de leitura "Estendal de Poesia", dinamizada pelo Grupo do Sótão. Participou nesta atividade a turma B do 4.º ano da professora Sandra Rua. A expetativa dos alunos era enorme e todos se empenharam entusiasticamente nas tarefas que lhes iam sendo propostas. E foram muito criativos a compor os seus poemas!
Para culminar, os vários grupos apresentaram os trabalhos realizados que ficaram no estendal para poderem ser apreciados por todos os colegas e docentes que utilizam a biblioteca.
Não queremos deixar de agradecer à Filipa Albuquerque e ao José Carlos Almeida, os dinamizadores da sessão, pela simpatia e profissionalismo com que souberam cativar os alunos para a atividade. Também à professora Sandra Rua pela forma como os motivou para a participação empenhada na sessão.
Aqui fica a apresentação de alguns momentos da oficina.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own digital slideshow

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Concurso "Quem quer ser sábio?"

Novo concurso, novo desafio para os nossos jovens utilizadores!
Como estamos ainda a comemorar o Mês das Bibliotecas Escolares, o concurso "Quem quer ser sábio?" é sobre... a nossa Biblioteca!
Aqui ficam as perguntas.
Vai à Biblioteca, olha atentamente para o espaço, para os placares, para as estantes... e apressa-te a concorrer!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Novidades na Biblioteca



Foi com grande entusiasmo e expetativa que os alunos visitaram a exposição de novidades na biblioteca. Todos querem ler os maravilhosos livros adquiridos! Todos querem ver os novos filmes!
O fundo documental agora disponibilizado foi adquirido com a verba do Projeto "Eu vou à Biblioteca" e parte do lucro conseguido na Feira do Livro Usado realizada em junho passado.
Aqui fica a  lista completa dos materiais adquiridos:

LIVROS
Margarida muda de escola - Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho   
Família Machado uma equipa fantástica - Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho       
Truques de magia - Miguel M. Silva (adapt)        
As gémeas no Colégio de Santa Clara - Enid Blyton      
As gémeas voltam ao colégio - Enid Blyton       
Que miúfa no Kilimanjaro! - Geronimo Stilton     
O maior concurso de anedotas do mundo - Geronimo Stilton      
Elmer - David McKee    
O jardim curioso - Peter Brown  
Grisela - Anke de Vries 
Quando eu for... grande - Maria Inês Almeida     
Pequenas histórias dos nomes dos países - David Dumaine       
Histórias de lobos bons e lobos maus - Luísa Ducla Soares       
Onde moram as casas - Carla Maia de Almeida 
E tu, gostas de histórias? - Sílvia Alves 
A aula de tuba - T.C.Bartlett      
Nunca vi uma bicicleta e os patos não me largam - Isabel Minhós Martins           
Os sapatos – Histórias do Senhor Valéry - Gonçalo M. Tavares  
Os amigos – Histórias do Senhor Valéry - Gonçalo M. Tavares   
O meu primeiro jogo de futebol - Alyssa Satin Capucilli  
O Rei da Bola– A história de Eusébio contada aos mais novos - José Jorge Letria
O sonho de Cristiano - Andreia Vidal     
Livro do conhecimento - Vários  
Os recordes dos animais - Geneviéve de Becker
Leonardo o monstro terrível - Mo Willems          
A casa sincronizada - Inês Pupo e Gonçalo Pratas        
A contradição humana - Afonso Cruz   

FILMES
O Gato das Botas
O Rei Leão
Happy Feet 2
Os Piratas

CD ROM
Escola Virtual - 1.º ano

Visitas à Biblioteca Municipal José Saramago

As comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares não param!
Nos próximos dias 24 e 30 de outubro estão previstas visitas guiadas à Biblioteca Municipal José Saramago, para as turmas do 3.º e 4.º anos respetivamente.
No decorrer da referida visita, os alunos terão oportunidade de assistir a uma sessão de contos pela equipa de animação residente da BMJS, que, seguramente, irá, deslumbrar todos os participantes com o seu talento e expressividade.
Realizada no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca", esta atividade de promoção da leitura pretende ainda dar a conhecer aos alunos as áreas funcionais da Biblioteca Municipal e motivar os alunos para a sua frequência.

Estendal de Poesia


É já amanhã, pelas 9 horas, que vamos celebrar a Poesia!
A nossa biblioteca vai receber o Grupo do Sótão, que vem dinamizar a oficina de leitura "Estendal de Poesia" para a turma B do 4.º ano da professora Sandra Rua.
Esta atividade realiza-se no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca" e insere-se nas comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Perfis de leitor

Que livros gostas mais de ler?
Contos tradicionais...?
Adivinhas...? Provérbios?
Aventuras...? Mistérios...?
Banda desenhada?

Então?
Queres saber qual é o teu perfil de leitor?
Vai já à Biblioteca e descobre...

Visitas guiadas à Biblioteca

Foi com muito entusiasmo e alegria que os alunos do 1.º ano se deslocaram à Biblioteca para uma visita guiada, cujos principais objetivos foram dar a conhecer os vários espaços da BE e informar acerca das normas que devem ter em atenção quando os utilizam.
A professora bibliotecária explicou ainda os procedimentos a seguir para fazer o empréstimo domiciliário.
No final, os alunos receberam o guia de utilizador da BE e uma pequena lembrança desta visita, que, tenho a certeza, será a primeira de muitas.
Na foto, o 1.º A com a respetiva professora titular, Isabel Vieira.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Photobucket
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Biblioteca vai organizar uma exposição de livros sobre o tema, bem como uma mostra de provérbios ilustrados relativos a alimentos.
Hoje, foi já lançado o concurso de adivinhas sobre alimentos, ao qual te convidamos a concorrer. De que estás à espera?

domingo, 7 de outubro de 2012

Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares


A International Association of School Librarianship (Associação Internacional das Bibliotecas Escolares) pretende assinalar em 2012 o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o tema “ As Bibliotecas Escolares: uma chave para o Passado, Presente e Futuro”.
"Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer." (ler texto completo aqui)

Na nossa escola, para festejar condignamente esta efeméride, temos previstas várias atividades especiais:

- Exposição das novas aquisições – De 9 a 16 de outubro estará exposto o fundo documental adquirido com a verba atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do projeto "Eu vou à Biblioteca" e com o lucro obtido na feira do livro usado realizada no final do ano letivo de 2011/12.

- Visitas guiadas destinadas aos alunos do 1ºano, que se deslocarão à biblioteca, durante este mês, para conhecerem tudo o que diz respeito à sua utilização: organização, regras de empréstimo, atividades, etc. No final, receberão o guia de utilizador.

- Hora do conto - JI
A professora bibliotecária dará as boas vindas aos mais jovens frequentadores da biblioteca com uma história, que, seguramente, será retribuída com muitos sorrisos.

- Visita guiada à BMJS – 3.º e 4.º anos
Os alunos mais velhos deslocar-se-ão à Biblioteca Municipal José Saramago, com o objetivo de conhecerem o espaço e poderem, posteriormente, usufruir dos serviços da mesma. Durante a visita guiada, assistirão à Hora do Conto, dinamizada pela equipa de animação residente da BMJS.
  
- Ateliê de Poesia destinado a uma turma do 4.º ano (Projeto "Eu vou à Biblioteca")

- Apresentação dos perfis de leitor (Projeto "Eu vou à Biblioteca")

- Concursos: “Quem quer ser sábio?” e concurso de adivinhas no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Durante o mês de outubro, iremos dando conta da realização destas atividades.
 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Tal como foi aqui divulgado, na última semana de outubro, recebemos duas simpáticas visitas que conosco quiseram celebrar o Mês das Bibliotecas Escolares.
No dia 25, tivemos conosco a madrinha da BE da EB1/JI da Fonte Santa, a escritora Carla Mendonça Pires, que nos veio ler a obra "O segredo do rio", de Miguel Sousa Tavares. Foi recebida entusiasticamente pelos seus "afilhados" do 3.º ano, que seguiram com muita atenção a história de uma bela amizade entre um peixe e um rapaz.
Aqui fica uma apresentação de alguns desses momentos.
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
This free digital scrapbook created with Smilebox

No dia 28, foi a vez de os meninos e meninas do JI e do 1.º ano receberem a contadora de histórias Alexandra Furtado. A partir dos seus fabulosos tapetes, a Xana contou três histórias que foram avidamente seguidas por todos os que assistiram às sessões: "O caldo de pedra", "Corre, corre, cabacinha..." e "O ladrão debaixo da cama".
No final da sessão do JI, as crianças prepararam uma surpresa. Como sabem que a Xana gosta muito de animais e faz voluntariado na União Zoófila, ofereceram mantas e cobertores para ela levar aos seus amigos de quatro patas...
Aqui fica o registo fotográfico das duas sessões realizadas.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow made with Smilebox

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sessões de utilizadores

No início do mês de outubro, no âmbito da comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares, a BE organizou sessões de formação de utilizadores para os alunos do 1.º ano. As turmas deslocaram-se à biblioteca com as respetivas professoras, tendo seguido as informações da professora bibliotecária acerca dos espaços disponíveis e das regras de utilização dos mesmos. No final, foi-lhes entregue a ficha de inscrição para o cartão de leitor. Todos receberam ainda o guião de utilizador da BE e uma pequena lembrança desta visita.
Desejamos que seja a primeira de muitas visitas a este espaço especial e acolhedor que nos transporta para a leitura, para a fantasia e para o saber. Queremos ver-vos cá muitas vezes!
Na foto, os alunos do 1.º B com a professora Helena Gomes, no decorrer da sessão.

sábado, 22 de outubro de 2011

Na próxima semana...

A próxima semana vai ser mesmo muito especial. Para encerrarmos com chave de ouro o Mês das Bibliotecas Escolares, vamos ter conosco duas fantásticas e especiais contadoras de histórias.

Já no dia 25, será com muita alegria e orgulho que vamos, mais uma vez, receber a madrinha da Biblioteca, a escritora Carla Mendonça Pires, que virá contar uma história aos seus "afilhados" do 3.º ano.



Na 6.ª feira, dia 28, será a vez de os meninos e meninas do JI e do 1.º ano receberem a Xana Furtado que, com os seus tapetes de histórias, virá fazer as delícias de todos os que tiverem o privilégio de assistir às sessões.

Então, preparem-se! Vai ser uma semana em cheio!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano subordinado ao tema "Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida” ("School Libraries Empower Learners for Life ").

Por decisão da IASL (International Association of School Librarianship), desde 2008 que se comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. A nossa Biblioteca assinala este Mês com a realização de diversas iniciativas, que divulgamos no respetivo programa: