Mostrar mensagens com a etiqueta concursos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta concursos. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Festa da Poesia


A Festa da Poesia, realizada no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreu no dia 4 de junho na Biblioteca Municipal José Saramago. Constituiu um momento significativo de um processo que se iniciou no 1.º período com as sessões de formação “Estendal de Poesia” para professores e alunos e que continuou no 2.º período com o Concurso de Poesia, no qual se pretendeu estimular a escrita poética associada à consolidação de hábitos de leitura.
Deu-se início à sessão com a entrega dos diplomas aos 180 alunos que participaram no concurso com 200 poemas. De seguida foram divulgados os vencedores e entregues os respetivos prémios e diplomas. Para finalizar, pudemos assistir a uma performance com declamação dos poemas premiados e música incluída, por Cristina Estrompa, Pedro Capelas e Fernando von Trina (Grupo O Seu Contrário).
Foi motivo de orgulho podermos contar com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Pedro Domingues, da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Helena Araújo, e ainda dos representantes de três dos patrocinadores, as Juntas de Freguesia de Loures e Lousa e a Caixa Geral de Depósitos, aos quais publicamente agradecemos. A sala encheu-se de alunos, professores, pais e encarregados de educação e representantes das associações de pais que, de forma entusiástica, participaram na sessão. De facto, a celebração da POESIA aconteceu!
Até ao dia 22 de junho, no átrio da Biblioteca Municipal José Saramago, estarão expostos todos os poemas admitidos, bem como os trabalhos produzidos nas sessões de formação “Estendal de Poesia”.
Parabéns a todos os alunos envolvidos, particularmente aos vencedores que passamos a divulgar, com o título dos respetivos poemas:
1.º Ciclo – Escalão A
1.º Rafael Almeida - 4ºC - O sonho
2.º Paulo Oliveira - 4º C - Gargalhadas
3.º Joana Teixeira - 4ºC – A escola
Menção honrosa – João Mª Lourenço - 4ºC - WC
2ºCiclo - Escalão B
1º Inês Silva - 5ºB - O céu e eu
2º Mariana Eira - 5ºB - Ir à Lua
3º Rodrigo Teixeira - 5ºB - Voar
3ºCiclo - Escalão C
1º Ana Patrícia Cândido - 9ºF - Ensaio sobre a Beleza
2º Miriam Oliveira - 9ºC - Vida invulgar aos quinze
3º João António Ferreira - 9ºA - Pai, estarás sempre comigo
Menção honrosa - Joana Fonseca - 7ºF - Irmão de Coração

Eis os poemas premiados:

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Concurso de Poesia - Divulgação dos participantes

De acordo com o regulamento do Concurso de Poesia realizado no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreram já as duas fases de seleção dos poemas apresentados a concurso.

Divulgamos, então, os números referentes às fases do concurso:
Nº poemas entrados – 15  
Nº de alunos participantes -12
Nº de poemas eliminados -2
N.º de poemas que passaram à 2.ª fase: 7

Divulgamos, ainda, a lista dos concorrentes. A amarelo estão sinalizados os alunos admitidos na 2.ª fase do concurso.
Todos os alunos admitidos nesta fase estarão presentes na Festa da Poesia a realizar no dia 4 de junho, pelas 10.30h, na Biblioteca Municipal José Saramago. Os vencedores serão conhecidos nesta ocasião, recebendo os respetivos prémios e diplomas.

João Pedro Lopes Jorge Gonçalves – 4.º A
Júlia Mussumba - 4.º B
Fernando Luís - 4.º B
Francisca Silva – 4.º B
Tiago Carvalho - 4.º B
Luís Pimenta - 4.º B
Daniela Miranda – 4.º B
Mariana Salvador - 4.º B
Ricardo Fiúza – 4.º B
Joana Lopes – 4.º B
Eluísa Embalo – 4.º B

Parabéns a todos os concorrentes. Estejam atentos à divulgação dos vencedores.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vencedores dos concursos "À descoberta do autor misterioso" e "À procura do livro perdido"

Os vencedores dos concursos "À descoberta do autor misterioso" e "À procura do livro perdido"  foram, respetivamente, os alunos Carlitos Júnior e Tomás Rodrigues, ambos do 3.º A (professora Ana Leal), que, num ápice, descobriram a resposta para estes desafios lançados no âmbito da Semana da Leitura.
A autora misteriosa era Carla Maia de Almeida e o livro perdido era O gato e a rainha só.
Os prémios e os diplomas foram entregues pela própria escritora Carla Maia de Almeida durante uma das sessões realizadas na nossa biblioteca no dia 16 de abril. Um momento que, certamente, o Tomás e o Júnior não irão esquecer!
Parabéns a ambos!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Concursos "À procura do livro perdido" e "À descoberta do autor misterioso"

Divulgamos os concursos lançados hoje mesmo no âmbito da Semana da Leitura. Esperamos muitas respostas a mais estes dois desafios. 
Não te esqueças que tens de concorrer até ao dia 15 de abril. De que estás à espera? 

 Concurso "À descoberta do autor misterioso"


Concurso "À procura do livro perdido"

segunda-feira, 18 de março de 2013

Resultado do concurso "À descoberta do autor misterioso"

Está resolvido o mistério! A autora misteriosa (porque de uma escritora se trata) é Alice Vieira. O Tomás Rodrigues, do 3.º A (professora Ana Leal) foi o primeiro aluno a acertar e teve direito a um merecido prémio. Parabéns!

E, já agora, aqui ficam alguns títulos desta conhecida escritora, que poderão ler durante as férias da Páscoa:
- A charada da bicharada - Ed. Texto
- O meu primeiro Dom Quixote - Ed.Dom Quixote
- Este rei que eu escolhi - Ed. Caminho
- A espada do Rei Afonso - Ed. Caminho
- 2 histórias de Natal - Ed. Caminho
- Livro com cheiro a banana - Ed. Texto
- Contos de Grimm para meninos valentes - Ed. Oficina do Livro

Todos estes livros estão disponíveis na nossa biblioteca.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Concurso "À descoberta do autor misterioso"

Até ao dia 13 de março, ainda podes responder a mais este desafio.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Concurso de Poesia

No âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, divulgamos o regulamento do Concurso de Poesia, destinado aos alunos das escolas com biblioteca do agrupamento. Poderão concorrer os alunos dos 3.º e 4.º anos, e do 2.º e 3.º ciclos. Haverá bons prémios para os três primeiros classificados em cada escalão.
Leiam com atenção o regulamento. Em caso de dúvida, falem com as vossos professoras ou com a professora bibliotecária.
A partir de hoje, contamos com os vossos trabalhos, porque imaginação e criatividade não vão faltar, com certeza!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Resultado do concurso "Quem quer ser sábio"

Concorreram 34 alunos, sendo a vencedora a aluna Joana Lopes do 4.º B. Parabéns!
Aqui ficam as soluções do desafio lançado:
1- Os espaços da Biblioteca são Acolhimento, Leitura, Áudio, Vídeo e Multimédia.
2- O mês dedicado às bibliotecas escolares é outubro.
3- A classe dos livros de História e Geografia é identificada pela cor verde.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Concurso "Quem quer ser sábio?"

Novo concurso, novo desafio para os nossos jovens utilizadores!
Como estamos ainda a comemorar o Mês das Bibliotecas Escolares, o concurso "Quem quer ser sábio?" é sobre... a nossa Biblioteca!
Aqui ficam as perguntas.
Vai à Biblioteca, olha atentamente para o espaço, para os placares, para as estantes... e apressa-te a concorrer!

Resultado do concurso de adivinhas

Parabéns a todos pela excelente e entusiástica participação neste concurso! Concorreram 71 alunos, mas o que primeiro acertou foi o Arménio Fernandes, do 4.º B (professora Sandra Rua).
Já agora, aqui fica a solução do desafio das adivinhas:
1- Cerejas
2- Cenoura
3- Ananás

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Photobucket
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Biblioteca vai organizar uma exposição de livros sobre o tema, bem como uma mostra de provérbios ilustrados relativos a alimentos.
Hoje, foi já lançado o concurso de adivinhas sobre alimentos, ao qual te convidamos a concorrer. De que estás à espera?

sábado, 21 de janeiro de 2012

Dia Mundial da Poesia - Concurso “Faça Lá um Poema”

No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia Faça lá um Poema.
O Concurso decorre entre janeiro e março de 2012 e terá a sua final no Dia Mundial da Poesia a 24 de março de 2012, no Centro Cultural de Belém.
O regulamento está disponível para consulta aqui.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?"

Já podes concorrer ao 3.º desafio sobre o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Boa sorte!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

2.º concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?

A BE lançou o 2.º concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?", que, esperamos, suscite tanto entusiasmo e tenha tantos concorrentes como o primeiro.
Aqui ficam os desafios:

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vencedores do 1.º concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?"

Durante o mês de outubro a BE lançou o 1.º concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?", que visa fundamentalmente  a aplicação de regras e alterações introduzidas pelo referido acordo. Foram vencedores os alunos do 4.º C da professora Sandra Coelho. Parabéns e continuem a participar com o mesmo entusiasmo de sempre!

Como é do conhecimento geral, o novo acordo ortográfico foi criado com o objetivo de fortalecer o papel da língua portuguesa como língua de comunicação internacional e garantir a maior harmonização ortográfica entre os oito países que fazem parte dos países de Língua Portuguesa. Começou a ser aplicado no sistema educativo a partir de Setembro de 2011.

sábado, 25 de junho de 2011

As turmas +Leitoras de ano lectivo 2010/11

Foram estas as turmas que mais livros requisitaram para leitura domiciliária no ano lectivo de 2010/11:

1.ª classificada - 3.º/4.º B (Professora Ana Carina) - 368 requisições
2.ª classificada - 3.º A (Professora Isabel Vieira) - 284 requisições
3.ª classificada - 2.º B (Professora Magda Cardoso) - 278 requisições

Parabéns aos alunos e às respectivas professoras!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Os melhores leitores da biblioteca

Durante a Semana da Leitura divulgámos as turmas que mais livros leram desde o início do ano lectivo. Parabéns aos alunos e às respectivas professoras que tão bem os motivaram para o prazer da leitura.

TURMAS + LEITORAS:

 

1.º lugar - 3.º/4.º B (Professora Carina)







2.º lugar - 1.º/4.º A (Professora Ana Leal)




 3.º lugar (ex aequo):







1.º B (Professora Sónia)                                                         3.º A (Professora Isabel)

terça-feira, 15 de março de 2011

Vencedores do concurso "Quem quer ser sábio?"

Os alunos do 4.º A venceram a 1.ª edição do concurso "Quem quer ser sábio?", pois foram os primeiros a responder acertadamente às três questões sobre Estudo do Meio. A Margarida, o Duarte, o Gerson e o Ivan foram os mais "sabichões"! Parabéns aos quatro!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carla Mendonça Pires - Escritora da quinzena

O Liviu, do 3.º A, foi o vencedor do concurso "À procura do livro perdido". Parabéns!
Foi fácil acertar. Trata-se de um dos livros mais requisitados pelos nossos alunos mais velhos... ou não fosse a sua autora a madrinha da biblioteca!
Carla Mendonça Pires é, pois, a escritora da quinzena. É ela a autora do "livro-mistério", "Malaika e a Aventura do Leopardo Bebé".

domingo, 23 de janeiro de 2011

Concursos na Biblioteca

Neste ano lectivo, e com uma periodicidade quinzenal, a Biblioteca irá dinamizar,  com a colaboração das professoras da escola, os concursos "Quem quer ser sábio?", "À descoberta do autor misterioso" e "À procura do livro perdido". O primeiro incide sobre questões relativas às áreas curriculares disciplinares do 1.º ciclo, enquanto que os outros têm como principais objectivos promover o gosto pelos livros e criar/aprofundar hábitos de leitura. Estas actividades constam do Plano de Melhoria de Língua Portuguesa previsto para todo o agrupamento.


Contamos com a participação e o habitual entusiasmo de todos os alunos!