sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Livros Miniatura para todos! – João Lizardo

No âmbito do projeto “Eu vou à Biblioteca”, a Biblioteca da nossa escola vai contar com a presença de João Lizardo, que dinamizará a oficina “Livros Miniatura para todos!” em todas as turmas do 1.º ciclo.
No decorrer da atividade, os alunos serão orientados na criação dos seus próprios livros miniatura. Terão também oportunidade de apreciar alguns dos livros que fazem parte da fascinante coleção recolhida por João Lizardo.
Os trabalhos realizados no âmbito desta oficina, pelos alunos de todas as turmas de 1º ciclo das cinco escolas com biblioteca escolar do nosso Agrupamento, serão posteriormente expostos na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.
Se quiser saber mais sobre livros miniatura, consulte aqui a página Web.

João Lizardo tem criado e dirigido, ao longo da última década, diversos projetos nas áreas das Artes e da Pedagogia. Nos últimos anos interessou-se pelo extraordinário mundo dos Livros Miniatura. Percorreu alfarrabistas de vários países e, aos poucos, foi formando uma coleção que é hoje representativa da história destes maravilhosos objetos: mais de 500 livros e brochuras portuguesas e estrangeiras, incluindo vários exemplares raros e icónicos, de muitas épocas e locais. Dedicou-se ao estudo deste cativante universo e descobriu alguns episódios curiosos: há livros tão pequenos que tiveram de ser cosidos com fios de cabelo; o astronauta que pela primeira vez viajou até à Lua levava consigo um Livro Miniatura; diz-se que houve um exemplar da Ilíada que cabia numa casca de noz; e que milhares de minúsculos livros sagrados se encontram ainda hoje soterrados no deserto.

0 comentários: