quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Visitas à Biblioteca Municipal José Saramago

Nos dias 24 e 30, respetivamente, as turmas do 3.º e 4.º ano da nossa escola deslocaram-se a Loures num autocarro cedido pela Câmara, para fazerem uma visita guiada à Biblioteca Municipal José Saramago e assistirem a uma animação de leitura. Esta atividade decorreu no âmbito do projeto “Eu vou à Biblioteca”, tendo como objetivos promover os hábitos de leitura dos nosso alunos e motivá-los para a frequência da Biblioteca Municipal.
Às turmas do 3.º ano foi apresentada a animação da obra O jardim curioso, de Peter Brown, tendo os alunos seguido com expetativa e muito interesse a narrativa da Mónica.
O jardim curioso é a história de Jorge, um menino que descobriu numa linha férrea abandonada algumas ervas daninhas e flores selvagens a morrer. Apesar de não saber nada de jardinagem, Jorge decidiu cuidar delas. À medida que as semanas passavam foi-se sentindo um jardineiro cada vez melhor e a sua cidade escura e triste transformou-se num lugar verde e florido.
Seguidamente, os alunos foram guiados pela Cristina, que lhes mostrou a sala infantil e os levou depois à “sala dos adultos”. Aqui tiveram oportunidade de conhecer o equipamento disponibilizado para os cegos e amblíopes.
No dia 30 foi a vez das turmas de 4.º ano visitarem a biblioteca. Foram logo recebidos pelo António Mota, da equipa de animação da BMJS, que lhes contou três histórias do livro Contos pouco políticos, uma obra constituída por 16 contos originais criados por outras tantas figuras políticas nacionais, representativas de várias tendências e ideias. Foram escolhidos os contos A amizade nas mãos, de Jerónimo de Sousa, A lagoa mágica, de Carmona Rodrigues, e um excerto de A avó e o cão chamado Miró, de Edite Estrela, que os alunos escutaram com muita atenção.
Tal como os colegas do 3.º ano, foram depois guiados pela Cristina numa visita às várias salas da Biblioteca.
Aqui fica uma apresentação de fotos dos momentos mais significativos desta atividade.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make your own free photo slideshow

0 comentários: