quinta-feira, 26 de abril de 2012

Leitura com Arte na Escola

Durante o segundo período letivo foram desenvolvidos na nossa escola projetos no âmbito da formação Ensino da Língua Portuguesa (Aprofundamento). Esta iniciativa visou a articulação entre alunos, educadoras e professoras atendendo à sequencialidade de aprendizagens. A pintura foi a temática inspiradora dos trabalhos como uma forma de sensibilizar a comunidade escolar para a arte.
A partir da exploração dos livros “O Quadro Mais Bonito do Mundo” de Miquel Obiols e Roger Olmos, “A História de Van Gogh e o Rapaz dos Girassóis” de Laurence Anholt e o “O Ponto” de Peter H. Reynolds foram desenvolvidas atividades de oralidade, leitura e escrita.  Ao longo dos trabalhos deu-se enfase à transversalidade da Língua Portuguesa e à interdisciplinaridade com as várias áreas do saber: matemática, estudo do meio e conhecimento do mundo e expressão plástica.
Os projetos culminaram com apresentações de recontos feitos a partir dos livros, biografias de pintores, entre outras, e atividades desenvolvidas em conjunto para reprodução de obras de Joan Miró, Vincent Van Gogh e Manuel Cargaleiro em suportes variados com materiais reutilizáveis.

Os trabalhos foram expostos nos vários espaços da escola e os girassóis de Van Gogh tornaram a nossa biblioteca ainda mais bonita.

Aqui ficam algumas imagens das atividades desenvolvidas e dos trabalhos expostos:

0 comentários: