quarta-feira, 9 de março de 2011

Comemoração do Centenário da República - sugestões

As iniciativas no âmbito da comemoração do Centenário da República estão longe de se esgotar.
Aqui ficam mais três sugestões imperdíveis para aprofundares os teus conhecimentos sobre o tema.

LIVRO
7x 1910 Histórias da República

É um conjunto de sete histórias cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: O Mapa Cor-de-Rosa é acusado de estar na origem do célebre Ultimatum de 1890 , um antecedente que terá contribuído para o assassinato de D. Carlos I e mais, tarde, para a implantação da República. A Bala que estava dentro da pistola do Almirante Cândido dos Reis que se suicidara, pensando que a revolução tinha falhado. Acompanhado por um ordenança, o diplomata alemão preocupado com a vida dos estrangeiros que residiam no Avenida Palace pega na Bandeira Branca e segue rumo ao Marquês de Pombal, onde se encontravam muitos Republicanos. Estes ao verem-no chegar com a bandeira branca, pensaram que a Monarquia se tinha rendido. A Coroa Real que vive despeitada porque nunca mais foi posta numa cabeça de rei ou rainha desde o tempo de D. João IV. O Navio de Guerra que quando disparou sobre os edifícios do Ministério teve a certeza de que minou a confiança dos militares que defendiam a Monarquia. O Iate Real D. Amélia que levaria o rei deposto D. Manuel II e toda a família real até Gibraltar, onde ficariam a salvo. A Varanda – Foi a partir da varanda da câmara Municipal de Lisboa, que José Relvas proclamou a República no dia 5 de Outubro de 1910.

Podes ler este livro na Biblioteca da escola.



EXPOSIÇÃO
Ensino na 1.ª República

Esta exposição que, como referiu Isabel Alçada, "sintetiza e ilustra, de forma magnífica, os ideais da Revolução Republicana", está patente no Palácio Valadares, no Largo do Carmo, até 30 de Junho de 2011.

Pretende-se dar a conhecer a um público vasto a importância da obra republicana no ensino, realçando o alcance e as características das inovações introduzidas. A exposição desenrola-se ao longo de onze salas onde são abordados os aspectos mais significativos da obra republicana no ensino.

A exposição está dirigida a um leque diversificado de públicos, estando por isso organizada de forma a proporcionar actividades distintas para o público escolar e para o público em geral. Ao longo do percurso da exposição existem espaços multimédia e alguns equipamentos que permitem estabelecer a interactividade, especialmente com o público mais jovem.
A entrada é livre.


SÍTIO WEB
A República das Crianças
A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República acaba de lançar o sítio Web República das Crianças disponível em http://criancas.centenariorepublica.pt
O objectivo é mostrar aos mais novos como era ser criança há 100 anos atrás, mais precisamente no tempo da I República.
São abordados aspectos como o ensino, as brincadeiras, a imprensa,a banda desenhada, as histórias, a música e muito mais.

0 comentários: