Divulgamos o programa da iniciativa Sábados em Cheio relativa ao mês de maio. Recordamos que esta é uma atividade preparada pela equipa de animação residente da Biblioteca Municipal José Saramago , de acesso livre e gratuito,que visa, fundamentalmente, criar hábitos de leitura e partilhar experiências.
Vale sempre (muito) a pena! Participe!
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Sábados em cheio - Mês de maio
Etiquetas:
Divulgação,
Projeto Eu vou à BIblioteca,
Promoção da leitura,
Sugestões
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Semana da Leitura - Encontros com a escritora Carla Maia de Almeida
No passado dia 16 de abril, recebemos, na nossa biblioteca, a escritora Carla Maia de Almeida, que, no âmbito da Semana da Leitura e do Projeto “Eu vou à Biblioteca”, realizou duas sessões para os alunos do 1.º e do 2.º ano.
As turmas A, B e C do 1.º ano (respetivamente das professoras Isabel Vieira, Goreti e Teresa Alves) trabalharam a obra “Não quero usar óculos”. Na sessão em que participaram, a escritora explicou que, para escrever este livro, se inspirou nas suas próprias vivências, pois teve de usar óculos desde os quatro anos de idade. Na altura, os óculos eram feios e muito pesados, não havia óculos coloridos e leves como atualmente. Por isso, na sua história, Carla Maia de Almeida imaginou alguns modelos de óculos que gostaria de ter usado quando era criança. Apresentou o manuscrito no qual ia escrevendo a história e, ao mesmo tempo, fazendo os desenhos, que depois comparou com as ilustrações de André Letria. A escritora respondeu ainda a algumas perguntas colocadas pelos seus jovens leitores.
No decorrer desta sessão, os alunos tiveram oportunidade de mostrar os trabalhos realizados na aula, tendo oferecido alguns à escritora: marcadores com desenhos de óculos e um saco livreiro inspirados na obra lida (1.º A) e uma biografia da escritora (1.º B).
No final desta sessão, Carla Maia de Almeida entregou os diplomas e os prémios relativos aos concursos “À procura do livro perdido” e “À descoberta do autor misterioso” aos alunos Tomás Rodrigues e Carlitos Júnior, ambos do 3.ºA (professora Ana Leal). Foram-lhe ainda oferecidos um ramo de flores e um prato de cerâmica da autoria do Clube de Artesanato da escola sede, como forma de homenagem e agradecimento pela sua presença nas sessões realizadas nas quatro bibliotecas das escolas com 1.º ciclo do agrupamento.
Na sessão para o 2.º ano, os alunos das turmas A e B (das professoras Ana Vera e Manuela Coelho, respetivamente) apresentaram o trabalho realizado a partir da leitura da obra “O gato e a rainha só” - estrofes e o resumo de cada um dos capítulos, que depois ofereceram a Carla Maia de Almeida. Depois, os alunos do 2.º B fizeram uma entrevista à escritora. Os alunos do 2.º C (da professora Sandra Coelho) fizeram reproduções das casas a partir da obra “Onde moram as casas”, que embelezaram a biblioteca durante a Semana da Leitura e que foram muito apreciadas pela autora. Estes alunos também ofereceram uma coleção de marcadores à escritora. Carla Maia de Almeida mostrou as ilustrações originais do livro “O gato e a rainha só”, bem como os primeiros desenhos de “Onde moram as casas”, que os alunos observaram com muito interesse.
A turma do 2.º B teve o privilégio de receber o diploma de 2.ª turma mais leitora das mãos de Carla Maia de Almeida.
Em ambas as sessões, a escritora divulgou as suas duas últimas obras, “A lebre de chumbo” e “Irmão Lobo”, sendo esta última direcionada para um público juvenil. No final de cada uma delas, autografou os livros que os alunos adquiriram na Feira realizada na Biblioteca durante a Semana da Leitura.
Obrigada, Carla Maia de Almeida, pelos momentos muito especiais que nos proporcionou e que, certamente, os nossos alunos nunca esquecerão. E estamos certos de que nesta nossa “casa” ficou também a morar um bocadinho do seu coração!
Aqui ficam algumas fotos das sessões realizadas.
![]() |
| Slideshow design personalized with Smilebox |
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Vencedores dos concursos "À descoberta do autor misterioso" e "À procura do livro perdido"
Os vencedores dos concursos "À descoberta do autor misterioso" e "À procura do livro perdido" foram, respetivamente, os alunos Carlitos Júnior e Tomás Rodrigues, ambos do 3.º A (professora Ana Leal), que, num ápice, descobriram a resposta para estes desafios lançados no âmbito da Semana da Leitura.
A autora misteriosa era Carla Maia de Almeida e o livro perdido era O gato e a rainha só.
Os prémios e os diplomas foram entregues pela própria escritora Carla Maia de Almeida durante uma das sessões realizadas na nossa biblioteca no dia 16 de abril. Um momento que, certamente, o Tomás e o Júnior não irão esquecer!
Parabéns a ambos!
A autora misteriosa era Carla Maia de Almeida e o livro perdido era O gato e a rainha só.
Os prémios e os diplomas foram entregues pela própria escritora Carla Maia de Almeida durante uma das sessões realizadas na nossa biblioteca no dia 16 de abril. Um momento que, certamente, o Tomás e o Júnior não irão esquecer!
Parabéns a ambos!
Semana da Leitura - Sessões com a escritora Laura Rodrigues
No passado dia 9 de abril voltámos a ter na nossa biblioteca
a escritora Laura Rodrigues que, no âmbito da Semana da Leitura e do Projeto
SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), realizou duas sessões para o JI.
Foi
com muita alegria e entusiasmo que os meninos e meninas do Jardim de Infâncias
e as educadoras Alice, Fernanda e Maria José receberam a escritora, que
retribuiu com a sua habitual simpatia e ternura. As crianças trabalharam a obra
Caiu um dente ao dragão e fizeram um livro com o reconto da história e
ilustrações da mesma, que ofereceram à escritora. Em ambas as sessões, Laura
Rodrigues fez uma apresentação da história do dragãozinho, que todos seguiram
com muito interesse, interagindo e dialogando depois com os seus pequenos
admiradores acerca da mesma e da importância de uma boa higiene oral.
Foram momentos mágicos que todos vivemos! E a escritora
conquistou mais um grupo de fãs, porque todos a adoraram!
Obrigada, querida Laura!
Aqui ficam algumas fotos das duas sessões realizadas.
![]() |
| Free digital slideshow made with Smilebox |
sexta-feira, 12 de abril de 2013
TOP TEN 2012/2013
No âmbito da Semana da Leitura e do projeto Eu vou à Biblioteca, divulgamos as turmas que mais leram entre setembro de 2012 e março de 2013 na modalidade de leitura domiciliária, bem como os 10 livros e os 10 autores mais lidos na EB1/JI da Fonte Santa. Divulgamos também os livros mais requisitados, os autores mais lidos e os leitores mais assíduos na Biblioteca Municipal José Saramago.
Parabéns a todos os alunos da nossa escola especialmente os das três turmas classificadas nos primeiros lugares na modalidade acima referida :
- 4.º A (turma da professora Rosa Ramos), com 353 requisições;
- 2.º B (turma da professora Manuela Coelho), com 321 requisições;
- 3.º B (turma da professora Sónia Pereira), com 317 requisições.
Felicitamos igualmente os jovens leitores mais assíduos da Biblioteca Municipal José Saramago:
- Maria Veríssimo Rodrigues
- Alexandre Leal Borges
- Sara Filipa Franca Alturas
Parabéns a todos os alunos da nossa escola especialmente os das três turmas classificadas nos primeiros lugares na modalidade acima referida :
- 4.º A (turma da professora Rosa Ramos), com 353 requisições;
- 2.º B (turma da professora Manuela Coelho), com 321 requisições;
- 3.º B (turma da professora Sónia Pereira), com 317 requisições.
Felicitamos igualmente os jovens leitores mais assíduos da Biblioteca Municipal José Saramago:
- Maria Veríssimo Rodrigues
- Alexandre Leal Borges
- Sara Filipa Franca Alturas
Estatísticas projecto jovem leitor BMJS from Ebji Fonte Santa
Esperamos que a magia dos livros e das leituras chegue, cada vez mais, a um maior número de utilizadores e que se concretize em momentos de prazer e de conhecimento.
Continuamos a contar com a vossa presença e entusiasmo!
Esperamos que a magia dos livros e das leituras chegue, cada vez mais, a um maior número de utilizadores e que se concretize em momentos de prazer e de conhecimento.
Continuamos a contar com a vossa presença e entusiasmo!
terça-feira, 9 de abril de 2013
Concursos "À procura do livro perdido" e "À descoberta do autor misterioso"
Divulgamos os concursos lançados hoje mesmo no âmbito da Semana da Leitura. Esperamos muitas respostas a mais estes dois desafios.
Não te esqueças que tens de concorrer até ao dia 15 de abril. De que estás à espera?
Concurso "À descoberta do autor misterioso"
Concurso "À procura do livro perdido"
Não te esqueças que tens de concorrer até ao dia 15 de abril. De que estás à espera?
Concurso "À descoberta do autor misterioso"
Concurso "À procura do livro perdido"
sexta-feira, 5 de abril de 2013
SEMANA DA LEITURA 2013
Entre 08 e 19 de abril de 2013, comemora-se mais uma “Semana da Leitura” (7.ª edição) no nosso Agrupamento. O tema deste ano, O Mar, “convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo” (PNL).
O desafio foi lançado a partir de um conjunto de motes, tendo o nosso agrupamento escolhido Faz dos livros a tua onda.
À semelhança de anos anteriores, as professoras bibliotecárias prepararam, em conjunto com os docentes e a Biblioteca Municipal José Saramago, várias atividades destinadas a toda a comunidade educativa, as quais divulgamos no seguinte CARTAZ:
Todos estão, desde já, convidados a participar. Contamos convosco!
Para “abrir o apetite”, aqui vos deixamos este lindíssimo vídeo!

