Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Semana da Leitura 2012 - Encontro com a escritora Laura Rodrigues

No dia 13 de março, no âmbito da Semana da Leitura, vamos receber a visita da escritora Laura Rodrigues.
Os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade irão participar nas duas sessões realizadas com a escritora, depois de terem trabalhado as obras O feitiço da birra e Caiu um dente ao dragão, respetivamente.
Estes livros encontram-se já à venda na biblioteca escolar para que os alunos os possam adquirir e pedir o autógrafo à autora no dia da sua vinda à nossa escola.
Aqui fica uma pequena biografia desta escritora:
Laura Rodrigues, desde muito cedo, apaixonou-se por lendas e histórias. Em criança, os seus melhores amigos eram os livros e adorava tocar clarinete.
Aluna estudiosa e perseverante, ingressou, em 1990, na Escola Superior de Educação de João de Deus, em Lisboa, tendo terminado o curso de Educadora de Infância em 1994.
A partir desta data, exerceu funções em diferentes estabelecimentos de ensino, além de assumir outras responsabilidades profissionais como Orientadora de Estágio e Coordenadora Pedagógica.
Em 2003, sentiu necessidade de complementar a sua formação e para esse efeito ingressou no ISEC, onde concluiu a licenciatura.
Dois anos depois, em 2005, começou a colaborar com dois jornais regionais: O Carrilhão, em Mafra, e o Badaladas, em Torres Vedras, para os quais produziu a página infantil e artigos temáticos dedicados a pais e educadores.
2008 constituiu um ano marcante, com a criação do seu primeiro livro infanto-juvenil intitulado O feitiço da birra, a que se seguiu Caiu um dente ao dragão, ambos aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura, e o manual pré-escolar para crianças de 5/6 anos intitulado Piratinhas navegantes.
Reside no concelho de Mafra, rodeada de livros, marcadores coloridos e muitos, muitos risos!
Fontes de consulta:
Trampolin Edições – Laura Rodrigues [Em linha] [Consult. 03-02-2012]. Disponível em http://www.trampolimedicoes.pt/crbst_36.html
RODRIGUES, Laura – Piratinhas no Jardim de Infância [Em linha] [Consult. 03-02-2012]. Disponível em http://piratinhasnoji.blogspot.com/2010/11/piratinhas-navegantes.html
 

Semana da Leitura 2012 - Encontro com a escritora Fátima Éffe

No dia 8 de março, no âmbito da Semana da Leitura, vamos receber a visita da escritora Fátima Éffe.
Os alunos do 3.º e 4.º anos irão participar nas duas sessões com a escritora, depois de terem lido e trabalhado nas aulas a obra Os livros que gostam de contar histórias.
Este livro, bem como o livro intitulado Os livros que insistem em contar histórias encontram-se já à venda na biblioteca da nossa escola para que os alunos os possam adquirir e pedir o autógrafo à autora no dia da sua visita.

Aqui fica uma pequena biografia desta excelente escritora que tanto nos orgulhamos de receber:
Fátima Éffe nasceu em janeiro de 1963. Entre muitos desejos quis ser bailarina, professora e pintora.
Formou-se e lecionou Sociologia e muito apreciou a experiência de aprender com os alunos.
Com os filhos aprendeu e continua aprendendo a ser mãe.
Foi investigadora social e com base nesta sua experiência desenvolveu os sentidos, os sentimentos, as inquietações e as interrogações que a conduziram à escrita.
Não escreve todos os dias, mas cada dia aprecia mais ler e escrever pelos desafios que estes momentos sempre lhe proporcionaram…
Estima e respeita os livros como lugares habitados, lugares de encontro e de promissores reencontros….
Aprecia muito risos e sorrisos e os olhos das crianças.

Conta com a publicação dos seguintes livros:
- Os livros que gostam de contar histórias (2005), recomendado Plano Nacional de Leitura;
- O universo TODO dentro de mim?!! (2005);
- Estórias da vida encantada (2006);
- A carta de… Amor? E outros segredos (2006);
- O vendedor de fósforos (2008);
- Uma carta para Amália (2009);
- Os livros que insistem em contar histórias (2009)
Fontes de consulta:
 OCanTinho – Fátima Éffe biografia [Em linha] [Consult. 04-02-2012]. Disponível em http://becredocantinho.blogspot.com/2009/03/aqui-fica-um-bocadinho-da-bibliografia.html

 WOOK – Fátima Éffe [Em linha] [Consult. 04-02-2012]. Disponível em http://www.wook.pt/product/facets?palavras=F%C3%A1tima+%C3%89ffe&restricts=8066&facetcode=temas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ler+ com amigos e pais

Numa Semana da Leitura repleta de acontecimentos e muitas emoções, queremos destacar a excelente participação dos pais, familiares e amigos dos alunos na actividade “Ler+ com amigos e pais”. Registamos, com muito agrado, a alegria e o carinho com que aderiram a este desafio lançado pela Biblioteca Escolar e pelas professoras e educadoras. O balanço excedeu, largamente, as expectativas: cerca de quarenta pais/familiares/amigos deslocaram-se à escola para contar e/ou animar uma história de um livro, proporcionando momentos de encanto e boa disposição nas turmas dos seus educandos.
Aqui ficam algumas das imagens recolhidas.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free digital slideshow made with Smilebox

quinta-feira, 31 de março de 2011

Os melhores leitores da biblioteca

Durante a Semana da Leitura divulgámos as turmas que mais livros leram desde o início do ano lectivo. Parabéns aos alunos e às respectivas professoras que tão bem os motivaram para o prazer da leitura.

TURMAS + LEITORAS:

 

1.º lugar - 3.º/4.º B (Professora Carina)







2.º lugar - 1.º/4.º A (Professora Ana Leal)




 3.º lugar (ex aequo):







1.º B (Professora Sónia)                                                         3.º A (Professora Isabel)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Semana da Leitura

A Semana da Leitura foi mesmo uma festa! Alunos, docentes, funcionários, famílias, todos contribuiram empenhada e entusiasticamente para que constituísse um merecido sucesso!
Aqui ficam algumas imagens que ilustram bem os momentos inesquecíveis que todos vivemos na escola.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create a free slideshow

quarta-feira, 16 de março de 2011

Sessão de contos tradicionais portugueses com António Fontinha

Nos dias 24 e 25 de Março, no âmbito da Semana da Leitura, vamos receber, nas bibliotecas escolares do agrupamento, o contador de histórias António Fontinha.
Podes consultar aqui a calendarização das sessões nas várias escolas.

Na nossa biblioteca, realizar-se-ão duas sessões com António Fontinha, no dia 24, para os 1.º e 2.º anos e JI (5 anos).

Aqui vos deixamos uma pequena biografia deste excelente contador de histórias que tanto nos orgulhamos de receber:
António Fontinha nasceu em Lisboa em 1966 e viveu até 1975 no Dundo/Angola. Concluíu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1986/86), trabalhando como actor em diversas produções até 1995. Três anos antes começara a desenvolver trabalho como contador de estórias no Centro Educativo da Belavista, ao serviço do Chapitô, o que o levou a mudar de percurso. Desde então desenvolve um trabalho continuado em projetos de intervenção social, em escolas e bibliotecas de todo o país, abrindo caminho aos vários contadores que lhe seguiriam. Já participou em vários simpósios de narradores no nosso país e no estrangeiro.
A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à actividade de narrador, tem feito recolha de contos tradicionais por todo o país, tendo algumas delas sido editadas, como os Contos Populares Portugueses pela Câmara Municipal de Palmela em 1997 e os Contos que a memória guarda pela Câmara Municipal de Alijó em 2003.
(Publicada por Narração Oral)

domingo, 13 de março de 2011

Semana da Leitura - Encontros com a escritora Maria João Lopo de Carvalho

É já no dia 21 de Março que iremos receber a escritora Maria João Lopo de Carvalho na nossa escola. Os alunos dos 3.º e 4.º irão participar nas duas sessões com a autora, depois de terem lido nas aulas as obras "Que bicho te mordeu?" e "A minha mãe é a melhor do mundo", respectivamente. Agora, preparam entusiasticamente o seu encontro com a escritora.

Maria João Lopo de Carvalho nasceu em Lisboa em 1962. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1985. Foi professora de Português e de Inglês do Ensino Básico e Secundário, entre 1985 e 1989 e, novamente, de 1992 a 1995. Em 1989 fundou a Know How, dedicada à edição de livros e ao ensino de inglês para crianças. Foi assessora no Gabinete de Vereação da Educação e Acção Social do Município de Lisboa, de 2002 a 2005. De 2005 a 2007, foi assessora no Gabinete do Director Municipal de Cultura, tendo a seu cargo a dinamização da leitura nas Bibliotecas Municipais e a ligação da Biblioteca com as escolas.
Publicou vários livros infantis, entre eles, O herói sou eu (2007), Que bicho te mordeu (2007) e A minha mãe é a melhor do Mundo (2005). Os seus romances Acidentes de percurso (2001) e Virada do avesso (2000), ambos best-sellers, inscreveram o seu nome na literatura pop, tendo publicado depois Adopta-me (2004), onde aborda a pobreza infantil nos subúrbios de Lisboa. Colaborou também com a imprensa, como cronista das revistas Pais & Filhos (1994), Xis (2000), GQ (2000-2001) e Vidas (2004) e nos jornais Expresso (2002) e Diário de Notícias (2004). Actualmente é responsável pelas crónicas semanais "Sal e Pimenta” da revista Focus.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Semana da Leitura 2011

À semelhança do que irá acontecer em todas as escolas do agrupamento, na EB1/JI da Fonte Santa a Semana da Leitura decorrerá entre 21 e 25 de Março.
Esta 5.ª edição da Semana da Leitura centra-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa ou as energias renováveis. Pode consultar
aqui o folheto divulgado pelo PNL acerca desta iniciativa.

Das várias actividades previstas para a nossa escola salientamos:
21 de Março
Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho (3.º e 4.º anos)

22 de Março
Momentos de Leitura – Leitura de textos centrados na relação Leitura-Energia-Floresta em todas as turmas

24 de Março
Sessões de Contos Tradicionais Portugueses com António Fontinha (JI - 5 anos, 1.º e 2.º anos)

De 21 a 25 de Março:
- Ler+ com amigos e pais
- Exposição de trabalhos.
- Painel de Opinião – “A minha biblioteca é…”
- Concursos “ À Descoberta do Livro Perdido “ e “ À Descoberta do Autor Misterioso”.
- Divulgação dos Top Ten
                    Livros –  Os 10 livros + lidos.
                    Autores
                    Turmas +Leitoras
          
De 22 a 28 de Março:
Feira do Livro

O programa da Semana da Leitura da EB1/JI da Fonte Santa pode ser consultado aqui.
Para já, deixamos aqui o convite a toda a comunidade educativa para participar nas actividades previstas. Queremos que a nossa SEMANA seja uma FESTA!
Mais tarde daremos notícias sobre a forma como decorreram as actividades.