Está resolvido o mistério! A autora misteriosa (porque de uma escritora se trata) é Alice Vieira. O Tomás Rodrigues, do 3.º A (professora Ana Leal) foi o primeiro aluno a acertar e teve direito a um merecido prémio. Parabéns!
E, já agora, aqui ficam alguns títulos desta conhecida escritora, que poderão ler durante as férias da Páscoa:
- A charada da bicharada - Ed. Texto
- O meu primeiro Dom Quixote - Ed.Dom Quixote
- Este rei que eu escolhi - Ed. Caminho
- A espada do Rei Afonso - Ed. Caminho
- 2 histórias de Natal - Ed. Caminho
- Livro com cheiro a banana - Ed. Texto
- Contos de Grimm para meninos valentes - Ed. Oficina do Livro
Todos estes livros estão disponíveis na nossa biblioteca.
Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da leitura. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 18 de março de 2013
Resultado do concurso "À descoberta do autor misterioso"
Etiquetas:
concursos,
Projeto Eu vou à BIblioteca,
Promoção da leitura,
Sugestões
segunda-feira, 11 de março de 2013
Encontro com a escritora Carla Maia de Almeida
No dia 16 de abril, no âmbito da Semana da Leitura, teremos entre nós a escritora Carla Maia de Almeida, que virá falar dos seus livros com os alunos dos 1.º e 2.º anos.
Na Biblioteca, já estão disponíveis alguns dos interessantes títulos da autora. Compra um e poderás pedir-lhe que o autografe no dia do encontro.
Na Biblioteca, já estão disponíveis alguns dos interessantes títulos da autora. Compra um e poderás pedir-lhe que o autografe no dia do encontro.
Concurso "À descoberta do autor misterioso"
Até ao dia 13 de março, ainda podes responder a mais este desafio.
Etiquetas:
concursos,
Projeto Eu vou à BIblioteca,
Promoção da leitura
domingo, 10 de março de 2013
Encontro com a escritora Laura Rodrigues
É já no dia 9 de abril, que voltaremos a ter, na nossa biblioteca, a escritora Laura Rodrigues, que, no âmbito da Semana da Leitura e do Projeto SOBE, realizará duas sessões para todas as crianças do JI. Estas já estão a trabalhar o livro Caiu um dente ao dragão com as respetivas educadoras.
O referido livro estará à venda na Biblioteca e nas salas do JI, para os encarregados de educação interessados na sua aquisição. No dia 9 de abril, os alunos poderão pedir um autógrafo à escritora.
O referido livro estará à venda na Biblioteca e nas salas do JI, para os encarregados de educação interessados na sua aquisição. No dia 9 de abril, os alunos poderão pedir um autógrafo à escritora.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Kit do Projeto SOBE já chegou à Biblioteca!
O kit do projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) já chegou à nossa biblioteca. Contém diversos materiais (livros, escovas, pasta de dentes, jogos, autocolantes, Cd áudio, ...) que os alunos podem manipular e utilizar para desenvolver projetos de trabalho no âmbito da saúde oral.
Recordamos que o projeto SOBE é uma iniciativa da Direção-Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares com o objetivo de promover a saúde oral com atividades ligadas à leitura.
Etiquetas:
Divulgação,
Promoção da leitura
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Começar bem o ano!
Para começarmos bem o 2.º período letivo, recomendo-vos as animações da equipa residente da Biblioteca Municipal José Saramago previstas para o mês de janeiro. Não percam!
Etiquetas:
Divulgação,
Promoção da leitura
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Sessões de Livros Miniatura
Etiquetas:
Actividades,
Projeto Eu vou à BIblioteca,
Promoção da leitura
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
A nossa feira do livro
A feira do livro da nossa escola está a decorrer desde 26 de novembro e tem sido um sucesso!
Até ao dia 7 de dezembro, podes fazer as tuas comprinhas de Natal. Nos dois últimos dias de feira, estaremos abertos das 15.30h às 18.00h. Não te esqueças de convidar os teus pais e familiares!
Até ao dia 7 de dezembro, podes fazer as tuas comprinhas de Natal. Nos dois últimos dias de feira, estaremos abertos das 15.30h às 18.00h. Não te esqueças de convidar os teus pais e familiares!
Etiquetas:
Actividades,
Feira do Livro,
Promoção da leitura
Sábados em cheio em dezembro!
Durante o mês de dezembro, a equipa de animadores da Biblioteca Municipal José Saramago vai apresentar-nos três animações que não podes perder, uma delas em estreia.
Agora que as férias de Natal se aproximam, aproveita para passar uma tarde de sábado "em cheio".
Agora que as férias de Natal se aproximam, aproveita para passar uma tarde de sábado "em cheio".
Etiquetas:
Divulgação,
Promoção da leitura
Livros Miniatura para todos! – João Lizardo
No âmbito do projeto “Eu vou à Biblioteca”, a Biblioteca da nossa escola vai contar com a presença de João Lizardo, que dinamizará a oficina “Livros Miniatura para todos!” em todas as turmas do 1.º ciclo.
No decorrer da atividade, os alunos serão orientados na criação dos seus próprios livros miniatura. Terão também oportunidade de apreciar alguns dos livros que fazem parte da fascinante coleção recolhida por João Lizardo.
Os trabalhos realizados no âmbito desta oficina, pelos alunos de todas as turmas de 1º ciclo das cinco escolas com biblioteca escolar do nosso Agrupamento, serão posteriormente expostos na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.
Se quiser saber mais sobre livros miniatura, consulte aqui a página Web.
João Lizardo tem criado e dirigido, ao longo da última década, diversos projetos nas áreas das Artes e da Pedagogia. Nos últimos anos interessou-se pelo extraordinário mundo dos Livros Miniatura. Percorreu alfarrabistas de vários países e, aos poucos, foi formando uma coleção que é hoje representativa da história destes maravilhosos objetos: mais de 500 livros e brochuras portuguesas e estrangeiras, incluindo vários exemplares raros e icónicos, de muitas épocas e locais. Dedicou-se ao estudo deste cativante universo e descobriu alguns episódios curiosos: há livros tão pequenos que tiveram de ser cosidos com fios de cabelo; o astronauta que pela primeira vez viajou até à Lua levava consigo um Livro Miniatura; diz-se que houve um exemplar da Ilíada que cabia numa casca de noz; e que milhares de minúsculos livros sagrados se encontram ainda hoje soterrados no deserto.
FONTE: CCB [Em linha][Consult. em 30-11-2012] URL: http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/MaisNovosFamilia/Espectaculos/Pages/Umartistatodosospublicosnov2011.aspx
Etiquetas:
Actividades,
Projeto Eu vou à BIblioteca,
Promoção da leitura
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Feira do Livro da Escola
O horário previsto para a Feira é o seguinte:
Dias 26 de novembro e 3 de dezembro - das 11.00h às 14.00h
Dias 27 de novembro e 4 de dezembro- das 9.00h às 15.00h
Dias 28 de novembro e 5 de dezembro– das 11.00h às 16.30h
Dia 29 de novembro - das 12.30h às 16.30h
Dia 30 de novembro - das 11.00h às 14.00h
Dias 6 e 7 de dezembro - das 15.30h às 18.00h
Esperamos a vossa visita!
Etiquetas:
Divulgação,
Feira do Livro,
Promoção da leitura
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Feira do Livro Leya no Pavilhão de Macau
O Pavilhão de Macau, no Parque da Cidade de Loures, vai acolher, entre 16 e 18 de novembro, das 10 às 18 horas, uma Feira do Livro que dá destaque à literatura infantil, organizada pelo Grupo Leya em articulação com a Biblioteca Municipal José Saramago.
Esta feira outlet abre portas no dia em que o escritor José Saramago completaria 90 anos de idade, facto que também serve de pretexto para destacar a sua obra literária de uma forma distinta e especial… Incluirá muitas novidades, nomeadamente, um espaço infantil e outro de lounge, assim como cerca de 400 títulos em exibição e sessões de autógrafos com autores infanto-juvenis no primeiro dia.
Aceita a sugestão da Câmara Municipal de Loures e visita este espaço! Uma oportunidade para conhecer algumas das últimas novidades do mercado livreiro nacional e, simultaneamente, uma excelente ocasião para adquirir livros com grandes descontos sobre o preço de capa.
Grandes promoções
Obras de José Saramago | - 50 %
Novidades editoriais | - 20 %
Outras publicações | até - 50 %
Sessões de autógrafos agendadas para dia 16 de novembro
Das 10h00 às 12h00 – Pedro Reisinho
Das 14h00 às 15h30 – José Fanha
Das 16h00 às 17h30 – Pedro Leitão
Etiquetas:
Divulgação,
Feira do Livro,
Promoção da leitura
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Sábados em Cheio - novembro
Divulgamos o programa da iniciativa "Sábados em Cheio" relativo ao mês de novembro.
Uma forma excelente de passar a tarde de sábado. E é grátis!
Não podes mesmo perder!
Uma forma excelente de passar a tarde de sábado. E é grátis!
Não podes mesmo perder!
Etiquetas:
Divulgação,
Promoção da leitura,
Sugestões
Lançamento do Passaporte de Leitor
O Passaporte de Leitor começou já começou a ser distribuído, em todas as bibliotecas escolares do nosso agrupamento.
Lançado no âmbito do projeto "Eu vou à biblioteca", é oferecido a todos os alunos do 1.º ao 9.º ano que o solicitem numa das bibliotecas escolares ou na Biblioteca Municipal José Saramago.
Depois de teres lido o livro requisitado e preenchido a respetiva ficha de leitura, deves solicitar o carimbo a um responsável da biblioteca em que fizeste requisição. Após completares um passaporte, podes pedir outro em qualquer uma das bibliotecas referidas.
Depois de teres lido o livro requisitado e preenchido a respetiva ficha de leitura, deves solicitar o carimbo a um responsável da biblioteca em que fizeste requisição. Após completares um passaporte, podes pedir outro em qualquer uma das bibliotecas referidas.
Quem lê viaja. Com o Passaporte de Leitor, podes viajar pelos livros, sem precisares de sair do lugar onde estás.
Então, resta-me desejar-te boas viagens pelo país dos livros. E não te esqueças do teu passaporte!
Etiquetas:
Divulgação,
Projeto Eu vou à BIblioteca,
Promoção da leitura
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Visitas à Biblioteca Municipal José Saramago
Nos dias 24 e 30, respetivamente, as turmas do 3.º e 4.º ano da nossa escola deslocaram-se a Loures num autocarro cedido pela Câmara, para fazerem uma visita guiada à Biblioteca Municipal José Saramago e assistirem a uma animação de leitura. Esta atividade decorreu no âmbito do projeto “Eu vou à Biblioteca”, tendo como objetivos promover os hábitos de leitura dos nosso alunos e motivá-los para a frequência da Biblioteca Municipal.
Às turmas do 3.º ano foi apresentada a animação da obra O jardim curioso, de Peter Brown, tendo os alunos seguido com expetativa e muito interesse a narrativa da Mónica.
O jardim curioso é a história de Jorge, um menino que descobriu numa linha férrea abandonada algumas ervas daninhas e flores selvagens a morrer. Apesar de não saber nada de jardinagem, Jorge decidiu cuidar delas. À medida que as semanas passavam foi-se sentindo um jardineiro cada vez melhor e a sua cidade escura e triste transformou-se num lugar verde e florido.
Seguidamente, os alunos foram guiados pela Cristina, que lhes mostrou a sala infantil e os levou depois à “sala dos adultos”. Aqui tiveram oportunidade de conhecer o equipamento disponibilizado para os cegos e amblíopes.
No dia 30 foi a vez das turmas de 4.º ano visitarem a biblioteca. Foram logo recebidos pelo António Mota, da equipa de animação da BMJS, que lhes contou três histórias do livro Contos pouco políticos, uma obra constituída por 16 contos originais criados por outras tantas figuras políticas nacionais, representativas de várias tendências e ideias. Foram escolhidos os contos A amizade nas mãos, de Jerónimo de Sousa, A lagoa mágica, de Carmona Rodrigues, e um excerto de A avó e o cão chamado Miró, de Edite Estrela, que os alunos escutaram com muita atenção.
Tal como os colegas do 3.º ano, foram depois guiados pela Cristina numa visita às várias salas da Biblioteca.
Tal como os colegas do 3.º ano, foram depois guiados pela Cristina numa visita às várias salas da Biblioteca.
Aqui fica uma apresentação de fotos dos momentos mais significativos desta atividade.
![]() |
| Make your own free photo slideshow |
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Ateliê de Poesia
Inserida nas comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares e no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca", realizou-se, no passado dia 23 de outubro, a oficina de leitura "Estendal de Poesia", dinamizada pelo Grupo do Sótão. Participou nesta atividade a turma B do 4.º ano da professora Sandra Rua. A expetativa dos alunos era enorme e todos se empenharam entusiasticamente nas tarefas que lhes iam sendo propostas. E foram muito criativos a compor os seus poemas!
Para culminar, os vários grupos apresentaram os trabalhos realizados que ficaram no estendal para poderem ser apreciados por todos os colegas e docentes que utilizam a biblioteca.
Não queremos deixar de agradecer à Filipa Albuquerque e ao José Carlos Almeida, os dinamizadores da sessão, pela simpatia e profissionalismo com que souberam cativar os alunos para a atividade. Também à professora Sandra Rua pela forma como os motivou para a participação empenhada na sessão.
Aqui fica a apresentação de alguns momentos da oficina.
Para culminar, os vários grupos apresentaram os trabalhos realizados que ficaram no estendal para poderem ser apreciados por todos os colegas e docentes que utilizam a biblioteca.
Não queremos deixar de agradecer à Filipa Albuquerque e ao José Carlos Almeida, os dinamizadores da sessão, pela simpatia e profissionalismo com que souberam cativar os alunos para a atividade. Também à professora Sandra Rua pela forma como os motivou para a participação empenhada na sessão.
Aqui fica a apresentação de alguns momentos da oficina.
![]() |
| Create your own digital slideshow |
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Anatomia do Leitor
Queres mesmo ser um bom leitor?
Será que tens tudo o que é preciso?
Ora vê lá!
Será que tens tudo o que é preciso?
Ora vê lá!
Etiquetas:
Promoção da leitura
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Novidades na Biblioteca
Foi com grande entusiasmo e expetativa que os alunos visitaram a exposição de novidades na biblioteca. Todos querem ler os maravilhosos livros adquiridos! Todos querem ver os novos filmes!
O fundo documental agora disponibilizado foi adquirido com a verba do Projeto "Eu vou à Biblioteca" e parte do lucro conseguido na Feira do Livro Usado realizada em junho passado.
Aqui fica a lista completa dos materiais adquiridos:
LIVROS
Margarida muda de escola - Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho
Família Machado uma equipa fantástica - Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho
Truques de magia - Miguel M. Silva (adapt)
As gémeas no Colégio de Santa Clara - Enid Blyton
As gémeas voltam ao colégio - Enid Blyton
Que miúfa no Kilimanjaro! - Geronimo Stilton
O maior concurso de anedotas do mundo - Geronimo Stilton
Elmer - David McKee
O jardim curioso - Peter Brown
Grisela - Anke de Vries
Quando eu for... grande - Maria Inês Almeida
Pequenas histórias dos nomes dos países - David Dumaine
Histórias de lobos bons e lobos maus - Luísa Ducla Soares
Onde moram as casas - Carla Maia de Almeida
E tu, gostas de histórias? - Sílvia Alves
A aula de tuba - T.C.Bartlett
Nunca vi uma bicicleta e os patos não me largam - Isabel Minhós Martins
Os sapatos – Histórias do Senhor Valéry - Gonçalo M. Tavares
Os amigos – Histórias do Senhor Valéry - Gonçalo M. Tavares
O meu primeiro jogo de futebol - Alyssa Satin Capucilli
O Rei da Bola– A história de Eusébio contada aos mais novos - José Jorge Letria
O sonho de Cristiano - Andreia Vidal
Livro do conhecimento - Vários
Os recordes dos animais - Geneviéve de Becker
Leonardo o monstro terrível - Mo Willems
A casa sincronizada - Inês Pupo e Gonçalo Pratas
A contradição humana - Afonso Cruz
FILMES
O Gato das Botas
O Rei Leão
Happy Feet 2
Os Piratas
CD ROM
Escola Virtual - 1.º ano
Visitas à Biblioteca Municipal José Saramago
As comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares não param!
Nos próximos dias 24 e 30 de outubro estão previstas visitas guiadas à Biblioteca Municipal José Saramago, para as turmas do 3.º e 4.º anos respetivamente.
No decorrer da referida visita, os alunos terão oportunidade de assistir a uma sessão de contos pela equipa de animação residente da BMJS, que, seguramente, irá, deslumbrar todos os participantes com o seu talento e expressividade.
Realizada no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca", esta atividade de promoção da leitura pretende ainda dar a conhecer aos alunos as áreas funcionais da Biblioteca Municipal e motivar os alunos para a sua frequência.
Nos próximos dias 24 e 30 de outubro estão previstas visitas guiadas à Biblioteca Municipal José Saramago, para as turmas do 3.º e 4.º anos respetivamente.
No decorrer da referida visita, os alunos terão oportunidade de assistir a uma sessão de contos pela equipa de animação residente da BMJS, que, seguramente, irá, deslumbrar todos os participantes com o seu talento e expressividade.
Realizada no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca", esta atividade de promoção da leitura pretende ainda dar a conhecer aos alunos as áreas funcionais da Biblioteca Municipal e motivar os alunos para a sua frequência.
Estendal de Poesia
É já amanhã, pelas 9 horas, que vamos celebrar a Poesia!
A nossa biblioteca vai receber o Grupo do Sótão, que vem dinamizar a oficina de leitura "Estendal de Poesia" para a turma B do 4.º ano da professora Sandra Rua.
Esta atividade realiza-se no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca" e insere-se nas comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares.

















