Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto Eu vou à BIblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto Eu vou à BIblioteca. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 18 de março de 2013

Resultado do concurso "À descoberta do autor misterioso"

Está resolvido o mistério! A autora misteriosa (porque de uma escritora se trata) é Alice Vieira. O Tomás Rodrigues, do 3.º A (professora Ana Leal) foi o primeiro aluno a acertar e teve direito a um merecido prémio. Parabéns!

E, já agora, aqui ficam alguns títulos desta conhecida escritora, que poderão ler durante as férias da Páscoa:
- A charada da bicharada - Ed. Texto
- O meu primeiro Dom Quixote - Ed.Dom Quixote
- Este rei que eu escolhi - Ed. Caminho
- A espada do Rei Afonso - Ed. Caminho
- 2 histórias de Natal - Ed. Caminho
- Livro com cheiro a banana - Ed. Texto
- Contos de Grimm para meninos valentes - Ed. Oficina do Livro

Todos estes livros estão disponíveis na nossa biblioteca.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Encontro com a escritora Carla Maia de Almeida

No dia 16 de abril, no âmbito da Semana da Leitura, teremos entre nós a escritora Carla Maia de Almeida, que virá falar dos seus livros com os alunos dos 1.º e 2.º anos.
Na Biblioteca, já estão disponíveis alguns dos interessantes títulos da autora. Compra um e poderás pedir-lhe que o autografe no dia do encontro.





Concurso "À descoberta do autor misterioso"

Até ao dia 13 de março, ainda podes responder a mais este desafio.

domingo, 10 de março de 2013

Encontro com a escritora Laura Rodrigues

É já no dia 9 de abril, que voltaremos a ter, na nossa biblioteca, a escritora Laura Rodrigues, que, no âmbito da Semana da Leitura e do Projeto SOBE, realizará duas sessões para todas as crianças do JI. Estas já estão a trabalhar o livro Caiu um dente ao dragão com as respetivas educadoras.
O referido livro estará à venda na Biblioteca e nas salas do JI, para os encarregados de educação interessados na sua aquisição. No dia 9 de abril, os alunos poderão pedir um autógrafo à escritora.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Concurso de Poesia

No âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, divulgamos o regulamento do Concurso de Poesia, destinado aos alunos das escolas com biblioteca do agrupamento. Poderão concorrer os alunos dos 3.º e 4.º anos, e do 2.º e 3.º ciclos. Haverá bons prémios para os três primeiros classificados em cada escalão.
Leiam com atenção o regulamento. Em caso de dúvida, falem com as vossos professoras ou com a professora bibliotecária.
A partir de hoje, contamos com os vossos trabalhos, porque imaginação e criatividade não vão faltar, com certeza!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sessões de Livros Miniatura

Clica para acederes às fotos das sessões. Depois vai folheando as páginas do álbum.
Myebook - Livros Miniatura - click here to open my ebook

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Livros Miniatura para todos! – João Lizardo

No âmbito do projeto “Eu vou à Biblioteca”, a Biblioteca da nossa escola vai contar com a presença de João Lizardo, que dinamizará a oficina “Livros Miniatura para todos!” em todas as turmas do 1.º ciclo.
No decorrer da atividade, os alunos serão orientados na criação dos seus próprios livros miniatura. Terão também oportunidade de apreciar alguns dos livros que fazem parte da fascinante coleção recolhida por João Lizardo.
Os trabalhos realizados no âmbito desta oficina, pelos alunos de todas as turmas de 1º ciclo das cinco escolas com biblioteca escolar do nosso Agrupamento, serão posteriormente expostos na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.
Se quiser saber mais sobre livros miniatura, consulte aqui a página Web.

João Lizardo tem criado e dirigido, ao longo da última década, diversos projetos nas áreas das Artes e da Pedagogia. Nos últimos anos interessou-se pelo extraordinário mundo dos Livros Miniatura. Percorreu alfarrabistas de vários países e, aos poucos, foi formando uma coleção que é hoje representativa da história destes maravilhosos objetos: mais de 500 livros e brochuras portuguesas e estrangeiras, incluindo vários exemplares raros e icónicos, de muitas épocas e locais. Dedicou-se ao estudo deste cativante universo e descobriu alguns episódios curiosos: há livros tão pequenos que tiveram de ser cosidos com fios de cabelo; o astronauta que pela primeira vez viajou até à Lua levava consigo um Livro Miniatura; diz-se que houve um exemplar da Ilíada que cabia numa casca de noz; e que milhares de minúsculos livros sagrados se encontram ainda hoje soterrados no deserto.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lançamento do Passaporte de Leitor

O Passaporte de Leitor começou já começou a ser distribuído, em todas as  bibliotecas escolares do nosso agrupamento.
Lançado no âmbito do projeto "Eu vou à biblioteca", é oferecido a todos os alunos do 1.º ao 9.º ano que o solicitem numa das bibliotecas escolares ou na Biblioteca Municipal José Saramago.
Depois de teres lido o livro requisitado e preenchido a respetiva ficha de leitura, deves solicitar o carimbo a um responsável da biblioteca em que fizeste requisição. Após completares um passaporte, podes pedir outro em qualquer uma das bibliotecas referidas.
Quem lê viaja. Com o Passaporte de Leitor, podes viajar pelos livros, sem precisares de sair do lugar onde estás.
Então, resta-me desejar-te boas viagens pelo país dos livros. E não te esqueças do teu passaporte!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Visitas à Biblioteca Municipal José Saramago

Nos dias 24 e 30, respetivamente, as turmas do 3.º e 4.º ano da nossa escola deslocaram-se a Loures num autocarro cedido pela Câmara, para fazerem uma visita guiada à Biblioteca Municipal José Saramago e assistirem a uma animação de leitura. Esta atividade decorreu no âmbito do projeto “Eu vou à Biblioteca”, tendo como objetivos promover os hábitos de leitura dos nosso alunos e motivá-los para a frequência da Biblioteca Municipal.
Às turmas do 3.º ano foi apresentada a animação da obra O jardim curioso, de Peter Brown, tendo os alunos seguido com expetativa e muito interesse a narrativa da Mónica.
O jardim curioso é a história de Jorge, um menino que descobriu numa linha férrea abandonada algumas ervas daninhas e flores selvagens a morrer. Apesar de não saber nada de jardinagem, Jorge decidiu cuidar delas. À medida que as semanas passavam foi-se sentindo um jardineiro cada vez melhor e a sua cidade escura e triste transformou-se num lugar verde e florido.
Seguidamente, os alunos foram guiados pela Cristina, que lhes mostrou a sala infantil e os levou depois à “sala dos adultos”. Aqui tiveram oportunidade de conhecer o equipamento disponibilizado para os cegos e amblíopes.
No dia 30 foi a vez das turmas de 4.º ano visitarem a biblioteca. Foram logo recebidos pelo António Mota, da equipa de animação da BMJS, que lhes contou três histórias do livro Contos pouco políticos, uma obra constituída por 16 contos originais criados por outras tantas figuras políticas nacionais, representativas de várias tendências e ideias. Foram escolhidos os contos A amizade nas mãos, de Jerónimo de Sousa, A lagoa mágica, de Carmona Rodrigues, e um excerto de A avó e o cão chamado Miró, de Edite Estrela, que os alunos escutaram com muita atenção.
Tal como os colegas do 3.º ano, foram depois guiados pela Cristina numa visita às várias salas da Biblioteca.
Aqui fica uma apresentação de fotos dos momentos mais significativos desta atividade.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make your own free photo slideshow

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ateliê de Poesia

Inserida nas comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares e no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca", realizou-se, no passado dia 23 de outubro, a oficina de leitura "Estendal de Poesia", dinamizada pelo Grupo do Sótão. Participou nesta atividade a turma B do 4.º ano da professora Sandra Rua. A expetativa dos alunos era enorme e todos se empenharam entusiasticamente nas tarefas que lhes iam sendo propostas. E foram muito criativos a compor os seus poemas!
Para culminar, os vários grupos apresentaram os trabalhos realizados que ficaram no estendal para poderem ser apreciados por todos os colegas e docentes que utilizam a biblioteca.
Não queremos deixar de agradecer à Filipa Albuquerque e ao José Carlos Almeida, os dinamizadores da sessão, pela simpatia e profissionalismo com que souberam cativar os alunos para a atividade. Também à professora Sandra Rua pela forma como os motivou para a participação empenhada na sessão.
Aqui fica a apresentação de alguns momentos da oficina.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own digital slideshow

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Visitas à Biblioteca Municipal José Saramago

As comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares não param!
Nos próximos dias 24 e 30 de outubro estão previstas visitas guiadas à Biblioteca Municipal José Saramago, para as turmas do 3.º e 4.º anos respetivamente.
No decorrer da referida visita, os alunos terão oportunidade de assistir a uma sessão de contos pela equipa de animação residente da BMJS, que, seguramente, irá, deslumbrar todos os participantes com o seu talento e expressividade.
Realizada no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca", esta atividade de promoção da leitura pretende ainda dar a conhecer aos alunos as áreas funcionais da Biblioteca Municipal e motivar os alunos para a sua frequência.

Estendal de Poesia


É já amanhã, pelas 9 horas, que vamos celebrar a Poesia!
A nossa biblioteca vai receber o Grupo do Sótão, que vem dinamizar a oficina de leitura "Estendal de Poesia" para a turma B do 4.º ano da professora Sandra Rua.
Esta atividade realiza-se no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca" e insere-se nas comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Perfis de leitor

Que livros gostas mais de ler?
Contos tradicionais...?
Adivinhas...? Provérbios?
Aventuras...? Mistérios...?
Banda desenhada?

Então?
Queres saber qual é o teu perfil de leitor?
Vai já à Biblioteca e descobre...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto "Eu vou à Biblioteca" - folheto de divulgação

Este folheto, publicado no âmbito do projeto "Eu vou à Biblioteca", está a ser entregue aos alunos que utilizam as bibliotecas escolares do agrupamento, e tem como objetivos fundamentais motivar os nossos jovens leitores para a frequência da Biblioteca Municipal José Saramago e divulgar os perfis de leitor que enquadrarão as listas de obras que irão ser sugeridas para cada um deles.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto “Eu vou à Biblioteca”

“Eu vou à Biblioteca” assume-se como um projeto de parceria entre a Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) e as cinco bibliotecas do Agrupamento nº1 de Loures e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito dos Projetos de Promoção da Leitura.
Tem como objetivos gerais:
-Promover hábitos de leitura;
-Incentivar a frequência das bibliotecas;
-Contribuir para a formação de leitores ao longo do Ensino Básico;
-Criar sinergias entre a biblioteca pública e as bibliotecas escolares para rentabilização de recursos e elaboração de um plano estratégico de leitura  e de frequência das bibliotecas.
Ao longo da duração do Projeto (2012-2013), as Bibliotecas Escolares e a BMJS desenvolverão, entre outras, as seguintes atividades:
-Encontro com escritores
-Hora do Conto
-Workshops e ateliers de animação de leitura
-Oficinas de leitura e escrita
-Feiras do livro
-Sessões de Poesia
-Concursos
-Carrinha Itinerante, para as escolas sem biblioteca
-Laboratório de Ideias para pais e avós candidatos a contadores de histórias.
Na concretização destas atividades estará sempre subjacente o envolvimento da Comunidade Educativa, a qual poderá acompanhar a divulgação das iniciativas previstas no blogue da nossa biblioteca.
Informe-se e participe!
Contamos consigo!