Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Leitura com Arte na Escola

Durante o segundo período letivo foram desenvolvidos na nossa escola projetos no âmbito da formação Ensino da Língua Portuguesa (Aprofundamento). Esta iniciativa visou a articulação entre alunos, educadoras e professoras atendendo à sequencialidade de aprendizagens. A pintura foi a temática inspiradora dos trabalhos como uma forma de sensibilizar a comunidade escolar para a arte.
A partir da exploração dos livros “O Quadro Mais Bonito do Mundo” de Miquel Obiols e Roger Olmos, “A História de Van Gogh e o Rapaz dos Girassóis” de Laurence Anholt e o “O Ponto” de Peter H. Reynolds foram desenvolvidas atividades de oralidade, leitura e escrita.  Ao longo dos trabalhos deu-se enfase à transversalidade da Língua Portuguesa e à interdisciplinaridade com as várias áreas do saber: matemática, estudo do meio e conhecimento do mundo e expressão plástica.
Os projetos culminaram com apresentações de recontos feitos a partir dos livros, biografias de pintores, entre outras, e atividades desenvolvidas em conjunto para reprodução de obras de Joan Miró, Vincent Van Gogh e Manuel Cargaleiro em suportes variados com materiais reutilizáveis.

Os trabalhos foram expostos nos vários espaços da escola e os girassóis de Van Gogh tornaram a nossa biblioteca ainda mais bonita.

Aqui ficam algumas imagens das atividades desenvolvidas e dos trabalhos expostos:

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sessão sobre o 25 de Abril na turma B do 3.º ano


No dia 24 de Abril, o 3.º B teve uma visita, aguardada com grande expetativa e entusiasmo. O encarregado de educação de um dos alunos, militar de carreira, deslocou-se à nossa escola para falar sobre a sua profissão e para explicar o que foi o 25 de Abril, quais as principais causas da revolução e como esta foi levada a cabo. Uma autêntica lição de História, seguida atentamente por todos os que tiveram o privilégio de a escutar.
No final, todos receberam um panfleto sobre a cronologia dos acontecimentos mais significativos que decorreram antes, durante e depois da revolução dos cravos.
Como se trata de um documento com muito interesse, o Bibliofonte disponibiliza-o para que todos possam consultá-lo:

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Atividade "Ler+ com amigos e pais"

A atividade "Ler+ com amigos e pais", realizada entre 5 e 20 de março, foi, mais uma vez, um êxito. Queremos agradecer a excelente participação dos quarenta e três pais, familiares e amigos que acederam ao convite para virem contar/ler/animar uma história na turma do respetivo educando, proporcionando momentos únicos de partilha, de encanto e de muitos risos e sorrisos.
Ficámos muito contentes por rever alguns dos participantes que já tinham colaborado nesta iniciativa o ano passado. E por conhecer outros que, com certeza, voltarão no próximo ano.
Bem hajam todos pela alegria e pela disponibilidade!
Aqui fica uma apresentação de algumas fotografias das sessões.
 
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize a free photo slideshow

segunda-feira, 2 de abril de 2012

De novo a Semana da Leitura...

Os “Momentos de Leitura” foi uma das atividades realizadas durante a Semana da Leitura e que suscitou muito interesse entre os alunos. No dia 5 de março, às 9.30h, foram lidas em todas as turmas obras sobre a temática Solidariedade/Cooperação. Assim, no JI foi lida a obra O Nadadorzinho, de Leo Lionni; para os 1.º e 2.º anos, foi escolhido o livro A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec; e para os 3.º e 4.º anos, O Aquário, de João Pedro Mésseder. Na sequência da leitura dessas obras, os alunos realizaram alguns trabalhos que mostramos nesta apresentação.
Ainda durante a Semana da Leitura, foram divulgadas as novas aquisições para a biblioteca, as quais foram recebidas com grande entusiasmo pelos nossos leitores.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Hora do conto- Sessões com a equipa de animação da Biblioteca Municipal José Saramago

No dia 16 de Março, tivemos connosco dois animadores da Biblioteca Municipal José Saramago, António Mota e Mónica Balso, que realizaram duas sessões de contos para os 3.º e 4.º anos. Excelentes contadores de histórias, proporcionaram aos nossos alunos momentos de pura magia e encantamento levando-os a “visitar” locais e a conhecer personagens inesquecíveis. Foi com enorme prazer e muita emoção que ouvimos as histórias O sultão e os ratos, O grufalão, O rato e o gato, O castanheiro Lá e a cerejeira Pis e O Veado Florido.
Os alunos do 3.º B, na apreciação que fizeram sobre as atividades da Semana da Leitura, referiram-se, desta forma, à sessão de contos a que assistiram:
“…Quem tem um jeito especial para contar histórias é o nosso amigo António Mota, da Biblioteca Municipal José Saramago, que veio fazer, aqui, na nossa biblioteca, uma Hora do Conto, trazendo consigo a sua colega Mónica. Cada um contou duas histórias. A Mónica contou “o sultão e os ratos” e “O Grufalão”. O António contou “O rato e o gato” e “O castanheiro Lá e a cerejeira Pis”. Não conseguimos decidir qual delas a melhor, porque foram todas muito bem contadas e são mesmo muito interessantes, para além de nos ensinarem muitas coisas.”
Está tudo dito (e bem dito!). Resta-nos desejar que voltem muitas vezes para alegria de todos os que gostam de ouvir boas histórias. E na Escola da Fonte Santa há muitos e bons “ouvidores”…
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own free slideshow

Hora do conto- Sessões com a animadora cultural Telma Delgado

No dia 15 de março, também no âmbito da Semana da Leitura, tivemos a alegria de receber a animadora cultural Telma Delgado que veio ler uma história aos meninos e meninas do JI. O livro escolhido foi O espantalho Tomás e os seus amigos, uma linda história sobre a amizade e a solidariedade, que nos mostra como os nossos amigos nos podem surpreender com o seu carinho.
Seguidamente, a Telma pediu que alguns alunos fizessem uma pequena dramatização da obra, utilizando, para tal, alguns fantoches. O entusiasmo foi enorme e todos quiseram participar!
Obrigada, Telma, pela simpatia e ternura com que acedeu ao convite para vir participar na nossa Semana da Leitura. E já sabe, pode voltar quando quiser… os seus novos amigos ficam à sua espera!
Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
Personalize your own photo album

sexta-feira, 23 de março de 2012

Encontro com a escritora Laura Rodrigues

No dia 13 de março, no âmbito da Semana da Leitura 2012,  tivemos connosco a escritora Laura Rodrigues, que realizou duas sessões com os alunos dos 1.º e 2.º anos.
Na  primeira sessão, depois de uma breve explicação, feita pelas professoras, do trabalho realizado nas aulas sobre a obra O Feitiço da Birra, os alunos do 1.º ano conversaram com a escritora sobre a importância de partilhar e assistiram à exibição de um pequeno filme sobre o livro.
Os alunos do 2.º ano trabalharam outro livro de Laura Rodrigues, Caiu um dente ao dragão, pelo que, no decorrer da sessão, conversaram com a autora acerca das engraçadas personagens e visionaram também um filme baseado na referida obra. Falaram da importância de uma boa higiene oral, de atitudes corretas quer na escola quer em casa, tendo terminado com um solene juramento de bom comportamento.
Muito terna e acessível, Laura deixou muitas saudades entre os alunos que tiveram a sorte de estar presentes nestes encontros.
Um destes dias, vamos todos "fazer birra" para a termos de novo entre nós!
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own picture slideshow

sábado, 17 de março de 2012

Encontro com a escritora Fátima Éffe

No dia 8 de março, no âmbito da Semana da Leitura 2012, recebemos, com muita alegria, a visita da escritora Fátima Éffe, que conversou com os alunos dos 3.º e 4.º anos acerca da obra por eles trabalhada nas aulas, Os livros que gostam de contar histórias.
Muito simpática e excelente comunicadora, Fátima Éffe cativou todos os que tiveram o privilégio de assistir aos encontros realizados. Foi um prazer partir à descoberta das suas histórias e de outras histórias que foi contando, e partilhar com ela o amor e o respeito pelos livros. Ficou no nosso coração e fez novos amigos!

No Livro de Honra da Biblioteca a escritora registou esta mensagem:
Nesta visita perguntaram-me:
- Que episódios marcaram a sua vida?
Difícil a resposta, para tão ambiciosa pergunta... Mas os desafios aí estão para nos convencermos de que somos capazes de ultrapassá-los... e agora já posso responder, acrescentando:
- Neste dia 8 de Março de 2012 a visita às escolas do Agrupamento n.º 1 de Loures foi um dos momentos que jamais esquecerei na minha actividade de...escritora? inventora de histórias? artesã de palavras?... não importa que "nome" dar. O que importa é o acrescentamento que partilhamos: E por isso confirmo: UM LIVRO É MUITO MAIS DO QUE UM LIVRO... enquanto houver professores e jovens que os acarinham deste modo... INESQUECÍVEL!
Muito obrigada e Boas leituras-toda-a-vida

Obrigado, Fátima!
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow personalized with Smilebox

sexta-feira, 2 de março de 2012

Programa da Semana da Leitura 2012

A celebração da Semana da Leitura junta-se, mais uma vez, à comemoração da temática proposta pela ONU para o ano em causa. Assim, a 6.ª edição da Semana da Leitura, que irá decorrer em 2012, centra-se na “Cooperação/Solidariedade”.
Entre 5 e 9 de Março de 2012, propõe-se, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões transversais que preocupam o mundo atual e que, estando relacionadas com a temática proposta para esta edição, abordem áreas que podem ir da cooperação entre etnias e culturas ou entre meios rurais e meios urbanos, até preocupações relacionadas com a educação, a saúde, o lazer, os recursos naturais ou as fontes de energia.

Das várias actividades previstas para a nossa escola salientamos:

- Momentos de Leitura – 5 de Março
Em todas as escolas do agrupamento, à mesma hora, serão lidos textos relacionados com a temática “Cooperação/Solidariedade”.

- Ler + mais com amigos e pais – De 5 a 16 de Março
Pais e encarregados de educação, outros familiares e amigos são convidados a vir à escola ler uma história.

- Encontro com a escritora Fátima Effe – 8 de março – 2 sessões – 3.º e 4.º anos (13.45h e 15.00h).

- Encontro com a escritora Laura Rodrigues – 13 de março – 2 sessões - 1.º e 2.º anos (9.30h e 11.00h).

- Sessões de histórias com a animadora cultural Telma Gonçalves Delgado - 15 de março – 2 sessões – JI (9.30h e 11.00h).

- Hora do Conto com a equipa de animação da BMJS – 16 de março – 2 sessões - 3.º e 4.º anos (9.30h e 11.00h).

Convidamos toda a comunidade educativa a participar nas actividades previstas. A nossa SEMANA vai ser uma FESTA!

Aqui fica o cartaz da Semana da Leitura da EB1/JI da Fonte Santa:

 

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Semana da Leitura 2012 - Sessões de contos pela equipa de animação da Biblioteca Municipal José Saramago

No dia 16 de março, para fechar com chave de ouro as atividades da Semana da Leitura, contamos com a presença da equipa de animação da Biblioteca Municipal José Saramago, que realizará duas sessões de contos para os 3.º e 4.º anos.
É sempre um enorme prazer e um privilégio receber estes maravilhosos contadores de histórias que, graças à sua arte, nos transportam para um mundo de sonho e magia.
Na foto que apresentamos, recordamos a sessão realizada pela referida equipa aquando da inauguração da nossa biblioteca, em maio de 2010.

Semana da Leitura 2012 - Sessões com a animadora cultural Telma Delgado

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, teremos, entre nós, a animadora cultural Telma Gonçalves Delgado, que, no dia 15 de março, realizará duas sessões de contos para o JI.
A Telma é animadora sociocultural de formação e, nos últimos anos tem trabalhado como educadora social em lares de infância e juventude.
A animação de espaços de livros e leitura tem sido uma constante no percurso desta animadora.
Acerca desta atividade, que adora, refere:
“Os livros infantis e as suas ilustrações são uma paixão. Poder ajudar os mais novos a descobrir o prazer da leitura e levá-los a viajar através das páginas dos livros é, sem dúvida, um desafio que os ajuda a crescer e a serem autónomos.”

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Semana da Leitura 2012 - Encontro com a escritora Laura Rodrigues

No dia 13 de março, no âmbito da Semana da Leitura, vamos receber a visita da escritora Laura Rodrigues.
Os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade irão participar nas duas sessões realizadas com a escritora, depois de terem trabalhado as obras O feitiço da birra e Caiu um dente ao dragão, respetivamente.
Estes livros encontram-se já à venda na biblioteca escolar para que os alunos os possam adquirir e pedir o autógrafo à autora no dia da sua vinda à nossa escola.
Aqui fica uma pequena biografia desta escritora:
Laura Rodrigues, desde muito cedo, apaixonou-se por lendas e histórias. Em criança, os seus melhores amigos eram os livros e adorava tocar clarinete.
Aluna estudiosa e perseverante, ingressou, em 1990, na Escola Superior de Educação de João de Deus, em Lisboa, tendo terminado o curso de Educadora de Infância em 1994.
A partir desta data, exerceu funções em diferentes estabelecimentos de ensino, além de assumir outras responsabilidades profissionais como Orientadora de Estágio e Coordenadora Pedagógica.
Em 2003, sentiu necessidade de complementar a sua formação e para esse efeito ingressou no ISEC, onde concluiu a licenciatura.
Dois anos depois, em 2005, começou a colaborar com dois jornais regionais: O Carrilhão, em Mafra, e o Badaladas, em Torres Vedras, para os quais produziu a página infantil e artigos temáticos dedicados a pais e educadores.
2008 constituiu um ano marcante, com a criação do seu primeiro livro infanto-juvenil intitulado O feitiço da birra, a que se seguiu Caiu um dente ao dragão, ambos aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura, e o manual pré-escolar para crianças de 5/6 anos intitulado Piratinhas navegantes.
Reside no concelho de Mafra, rodeada de livros, marcadores coloridos e muitos, muitos risos!
Fontes de consulta:
Trampolin Edições – Laura Rodrigues [Em linha] [Consult. 03-02-2012]. Disponível em http://www.trampolimedicoes.pt/crbst_36.html
RODRIGUES, Laura – Piratinhas no Jardim de Infância [Em linha] [Consult. 03-02-2012]. Disponível em http://piratinhasnoji.blogspot.com/2010/11/piratinhas-navegantes.html
 

Semana da Leitura 2012 - Encontro com a escritora Fátima Éffe

No dia 8 de março, no âmbito da Semana da Leitura, vamos receber a visita da escritora Fátima Éffe.
Os alunos do 3.º e 4.º anos irão participar nas duas sessões com a escritora, depois de terem lido e trabalhado nas aulas a obra Os livros que gostam de contar histórias.
Este livro, bem como o livro intitulado Os livros que insistem em contar histórias encontram-se já à venda na biblioteca da nossa escola para que os alunos os possam adquirir e pedir o autógrafo à autora no dia da sua visita.

Aqui fica uma pequena biografia desta excelente escritora que tanto nos orgulhamos de receber:
Fátima Éffe nasceu em janeiro de 1963. Entre muitos desejos quis ser bailarina, professora e pintora.
Formou-se e lecionou Sociologia e muito apreciou a experiência de aprender com os alunos.
Com os filhos aprendeu e continua aprendendo a ser mãe.
Foi investigadora social e com base nesta sua experiência desenvolveu os sentidos, os sentimentos, as inquietações e as interrogações que a conduziram à escrita.
Não escreve todos os dias, mas cada dia aprecia mais ler e escrever pelos desafios que estes momentos sempre lhe proporcionaram…
Estima e respeita os livros como lugares habitados, lugares de encontro e de promissores reencontros….
Aprecia muito risos e sorrisos e os olhos das crianças.

Conta com a publicação dos seguintes livros:
- Os livros que gostam de contar histórias (2005), recomendado Plano Nacional de Leitura;
- O universo TODO dentro de mim?!! (2005);
- Estórias da vida encantada (2006);
- A carta de… Amor? E outros segredos (2006);
- O vendedor de fósforos (2008);
- Uma carta para Amália (2009);
- Os livros que insistem em contar histórias (2009)
Fontes de consulta:
 OCanTinho – Fátima Éffe biografia [Em linha] [Consult. 04-02-2012]. Disponível em http://becredocantinho.blogspot.com/2009/03/aqui-fica-um-bocadinho-da-bibliografia.html

 WOOK – Fátima Éffe [Em linha] [Consult. 04-02-2012]. Disponível em http://www.wook.pt/product/facets?palavras=F%C3%A1tima+%C3%89ffe&restricts=8066&facetcode=temas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal na nossa escola

No Natal, a nossa escola fica ainda mais bonita...
Ora vejam!
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow made with Smilebox

Feira do Livro

A nossa Feira do Livro foi um sucesso. Alunos, pais e encarregados de educação, docentes e funcionários tiveram oportunidade de adquirir livros a preços muito aliciantes. Foi uma ótima ocasião para comprar alguns presentes de Natal - e há lá surpresa melhor que um livro no sapatinho?
Esta atividade realizou-se, desta vez, com a colaboração da distribuidora Nova Optimapress, recebendo a biblioteca da escola, a título de agradecimento e incentivo, 10% em livros de oferta sobre os valores das vendas. Brevemente, a nossa biblioteca ficará mais rica, graças a todos os que nos compraram livros... Bem hajam!
Aqui ficam algumas fotos que evidenciam a alegria que a Feira a todos proporcionou.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Tal como foi aqui divulgado, na última semana de outubro, recebemos duas simpáticas visitas que conosco quiseram celebrar o Mês das Bibliotecas Escolares.
No dia 25, tivemos conosco a madrinha da BE da EB1/JI da Fonte Santa, a escritora Carla Mendonça Pires, que nos veio ler a obra "O segredo do rio", de Miguel Sousa Tavares. Foi recebida entusiasticamente pelos seus "afilhados" do 3.º ano, que seguiram com muita atenção a história de uma bela amizade entre um peixe e um rapaz.
Aqui fica uma apresentação de alguns desses momentos.
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
This free digital scrapbook created with Smilebox

No dia 28, foi a vez de os meninos e meninas do JI e do 1.º ano receberem a contadora de histórias Alexandra Furtado. A partir dos seus fabulosos tapetes, a Xana contou três histórias que foram avidamente seguidas por todos os que assistiram às sessões: "O caldo de pedra", "Corre, corre, cabacinha..." e "O ladrão debaixo da cama".
No final da sessão do JI, as crianças prepararam uma surpresa. Como sabem que a Xana gosta muito de animais e faz voluntariado na União Zoófila, ofereceram mantas e cobertores para ela levar aos seus amigos de quatro patas...
Aqui fica o registo fotográfico das duas sessões realizadas.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow made with Smilebox

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sessões de leitura para o JI

Durante o Mês da Biblioteca Escolar, as crianças do JI foram convidadas a ir conhecer a BE e ouvir uma história contada pela professora bibliotecária. Acompanhados pelas respetivas educadoras, seguiram atentamente a leitura da obra "Nhac, Nhac, Nhac, que rico petisco", de Sam Lloyd, e até participaram entusiasticamente na narração da mesma, desempenhando o papel de tubarões...
Todos gostaram muito da história e prometeram voltar muitas vezes à Biblioteca. Cá os esperamos!
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Personalize a digital scrapbook

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sábados em cheio – Programação de novembro

Novembro é o mês de Saramago. Se fosse vivo, o escritor comemoraria 89 anos no próximo dia 16.
É também em novembro (mais precisamente dia 30, data da inauguração) que a Biblioteca Municipal José Saramago faz dez anos.
Para homenagear o seu patrono, a BMJS lançou um conjunto de iniciativas com as quais pretende revisitar a vida e obra de Saramago.
As crianças não foram esquecidas e, nas sessões integradas na programação “Sábados em cheio”, a equipa de animação residente da biblioteca quis também prestar homenagem a Saramago com a estreia de “A maior flor do mundo” e “O conto da ilha desconhecida”
Aqui fica a divulgação.

sábado, 22 de outubro de 2011

Na próxima semana...

A próxima semana vai ser mesmo muito especial. Para encerrarmos com chave de ouro o Mês das Bibliotecas Escolares, vamos ter conosco duas fantásticas e especiais contadoras de histórias.

Já no dia 25, será com muita alegria e orgulho que vamos, mais uma vez, receber a madrinha da Biblioteca, a escritora Carla Mendonça Pires, que virá contar uma história aos seus "afilhados" do 3.º ano.



Na 6.ª feira, dia 28, será a vez de os meninos e meninas do JI e do 1.º ano receberem a Xana Furtado que, com os seus tapetes de histórias, virá fazer as delícias de todos os que tiverem o privilégio de assistir às sessões.

Então, preparem-se! Vai ser uma semana em cheio!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano subordinado ao tema "Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida” ("School Libraries Empower Learners for Life ").

Por decisão da IASL (International Association of School Librarianship), desde 2008 que se comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. A nossa Biblioteca assinala este Mês com a realização de diversas iniciativas, que divulgamos no respetivo programa: