sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma história para ler nas férias

Queres saber como surgiu o alfabeto? Então lê esta história tão engraçada...

quinta-feira, 28 de junho de 2012

As Turmas +Leitoras do ano letivo de 2011/2012

No ano letivo que agora termina, foram estas as turmas que mais livros requisitaram para leitura domiciliária:
1.ª classificada - 3.ºA (Professora Rosa Ramos) - 426 requisições
2.ª classificada - 2.º B (Professora Sónia Pereira) - 414 requisições
3.ª classificada - 2.º A (Professora Ana Leal) - 379 requisições

Parabéns aos alunos e às professoras que tão bem os motivaram para a leitura!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Feira do Livro Usado

Mais uma vez, esta iniciativa foi recebida com grande carinho  e entusiasmo por toda a comunidade educativa. Todos os que foram à escola durante a última semana de aulas puderam comprar bons livros, DVD e Cd áudio a preços muito tentadores.
A professora bibliotecária aproveita a oportunidade para agradecer a todos os alunos, pais e encarregados de educação, docentes e funcionários da escola pelos livros que disponibilizaram para serem vendidos a um preço simbólico.  A verba obtida será aplicada na compra de novos materiais para a biblioteca.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Apanhados na Biblioteca

Durante o ano letivo, alunos, professoras, encarregados de educação, amigos e convidados, todos foram "apanhados" na biblioteca em situações divertidas, emocionantes ou ternas. Aqui ficam as imagens para reavivar a memória dos momentos agradáveis aqui passados.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own free slideshow design

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sessões de leitura por antigos alunos

No passado mês de maio, as turmas do 1.º A e do 1.º/4.º C receberam a visita de dois antigos alunos da escola. A Filipa e o Bernardo são alunos do 5.º ano na escola sede do agrupamento e foi com grande entusiasmo que aceitaram o desafio lançado pela professora bibliotecária da EB1/JI da Fonte Santa para virem ler uma história e conversarem com os seus colegas mais novos. E foi um desafio completamente ganho! A Filipa escolheu o livro Carlota Barbosa, a bruxa medrosa, de Layn Marlow, para ler ao 1.º/4.º C (turma da professora Sandra Coelho), e o Bernardo escolheu Todos no sofá, de Luísa Ducla Soares, para ler aos alunos do 1.º A (da professora Ana Vera). Esperamos que tenham gostado da experiência e que voltem mais vezes. E que o seu exemplo seja seguido por outros. O bom filho a casa torna – e sabemos que os nossos antigos alunos vão ter sempre esta “casa” no seu coração…

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto "Eu vou à Biblioteca" - folheto de divulgação

Este folheto, publicado no âmbito do projeto "Eu vou à Biblioteca", está a ser entregue aos alunos que utilizam as bibliotecas escolares do agrupamento, e tem como objetivos fundamentais motivar os nossos jovens leitores para a frequência da Biblioteca Municipal José Saramago e divulgar os perfis de leitor que enquadrarão as listas de obras que irão ser sugeridas para cada um deles.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Visita animada ao Conventinho

Nos dias 16 de junho, 21 de julho e 18 de agosto, pelas 15 horas, o Museu Municipal de Loures organiza visitas guiadas ao Conventinho.  Os participantes terão oportunidade de conhecer um espaço que há mais de cinco séculos faz parte da paisagem de Loures.
A visita é guiada por personagens da época. A partir da exposição De Convento a Conventinho – Biografia de Um Espaço, mostram-se momentos que caracterizaram a ocupação do local, desde a sua função religiosa, a passagem à vida civil, como moradia familiar e, por fim, enquanto Museu Municipal, com funções de receber e ensinar.
Entre documentos das várias épocas, resultados de trabalhos arqueológicos levados a cabo entre os seus muros, histórias e lendas que rodeiam a sua existência, o Conventinho convida os seus visitantes a fazerem parte da História.
Esta atividade, destinada a maiores de 3 anos de idade, é grátis, sendo obrigatória  inscrição prévia até à 6.ª feira anterior,  pelo telefone 211 150 673.
Agora que as férias escolares se aproximam, agarra esta oportunidade para passar uma tarde bem animada e aprender coisas interessantes sobre este bonito espaço do nosso concelho.

Sábados em Cheio - Programação de junho

Divulgamos a programação da iniciativa Sábados em Cheio relativa ao mês de junho.
Contos e animações que, mais uma vez, vão preencher da melhor maneira, as tardes de sábado na Biblioteca Municipal José Saramago!  
Relembramos que a entrada para as sessões é grátis.
De que estás à espera?